São Paulo, sábado, 8 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeleição racha até bloco carnavalesco

Bloco do Pacotão decide vetar música sobre presidente

RAQUEL ULHÔA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A polêmica em torno da reeleição do presidente Fernando Henrique Cardoso tumultuou a escolha do samba-enredo deste ano do Pacotão, o mais tradicional bloco do Carnaval de Brasília, que está completando 20 anos.
O samba-enredo vencedor ("Segura 20 anos...", do publicitário Carlinhos Caetano) diz que reeleição "tem jabá à beça", chama o neoliberalismo de "fel liberalismo" e pede que a primeira-dama Ruth Cardoso segure "o tchan do Fernandão".
A música "Charles Preto Chega Lá", uma das favoritas, não ganhou porque sua letra foi interpretada como apologia à reeleição de FHC, segundo os próprios organizadores do concurso e do bloco. O samba defende a reeleição de Charles Preto, o presidente fictício do Pacotão, por mais 20 anos.
Nota divulgada pela coordenação do Pacotão diz que a música "era na verdade uma provocação perpetrada nos porões do Palácio do Planalto, a serviço da aprovação da reeleição, já que seu estribilho é acintosamente uma propaganda subliminar para a permanência de FHC no Planalto".
A "Turma do Pequi" (seis jornalistas autores da música) protestou. Segundo o grupo, a música defende a reeleição apenas para o presidente do Pacotão. No dia da escolha das música, o grupo levou faixas com os dizeres: "Reeleição, só para Charles Preto" e "Serjão para Rei Momo".
A música polêmica diz: "O Rei Momo fez a cabeça do Charles/Que antigamente era da oposição/Mas gostou tanto da farra e da orgia/Que agora só pensa em reeleição".
O estribilho, parte mais criticada pela diretoria do Pacotão, diz: "Reeleição, reeleição/ Mais 20 anos/ (Pra quem?)/ Pro imperador do Pacotão".
Para completar a brincadeira, o jornalista José Ramos disse que Charles Preto promete reagir e realizar um plebiscito para que a população opine sobre seu direito à reeleição.

Texto Anterior: Câmara gasta R$ 2 mi com novo painel
Próximo Texto: Bloco satiriza emenda de FHC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.