São Paulo, domingo, 9 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Imperatriz e Mocidade duelam para garantir supremacia nos 90

FERNANDO PAULINO NETO
DA SUCURSAL DO RIO

Disputando a hegemonia dos desfiles das escolas de samba com a Mocidade Independente de Padre Miguel nesta década, a Imperatriz Leopoldinense aposta no academicismo de sua carnavalesca Rosa Magalhães para empatar em número de títulos com sua maior rival. A Mocidade tem três títulos desde 1990 e a Imperatriz, dois.
Professora aposentada de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rosa diz que seu objetivo é apresentar um desfile que as pessoas entendam. "Tem de ser acessível para o povão."
A Imperatriz vai contar a vida da cantora Chiquinha Gonzaga, que em 1899 compôs "Abre Alas", música que até hoje é tocada e dá nome ao enredo "Eu sou da lira, não posso negar...".
Chiquinha Gonzaga, nascida em 1847, separou-se do marido, que a mandou escolher entre a música e o casamento. Escandalizou a sociedade ao cantar no Palácio do Catete para o presidente Hermes da Fonseca. A atriz Rosamaria Murtinho vai representar Chiquinha Gonzaga no desfile.
O Império Serrano comemora este ano 50 anos com uma polêmica. Membros da velha guarda queriam que o enredo fosse uma homenagem à escola, mas o tema escolhido foi "O Mundo dos Sonhos de Beto Carrero".
A escola desfilará de luto. Um de seus fundadores e diretor de harmonia, Mestre Fuleiro, morreu na quinta-feira. A sambista Ivone Lara, da ala dos compositores do Império Serrano, confirmou presença. Estava brigada com a diretoria.
A Acadêmicos da Rocinha faz sua primeira participação no Grupo Especial com uma homenagem aos 25 anos da Disney World.

Texto Anterior: Mangueira exalta Rio 2004
Próximo Texto: Imperatriz Leopoldinense
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.