São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Valmet exporta tratores para a Europa

ROBERTO DE OLIVEIRA
ENVIADO ESPECIAL À FINLÂNDIA

A Valmet do Brasil está produzindo em Mogi das Cruzes (SP) tratores para a Europa, onde a empresa espera vender 500 unidades este ano.
Em contrapartida, a mesma quantidade de tratores finlandeses deve ser comercializada em igual período na América do Sul.
O anúncio fez parte dos eventos comemorativos aos 50 anos da Sisu Diesel, que fabrica os motores Valmet na Finlândia, país sede da empresa.
Jouko Tukiainen, presidente da Sisu Tractors Inc., empresa que produz os tratores Valmet, disse à Folha que a alta dos preços agrícolas no mercado internacional provocou crescimento nas vendas de tratores na Europa em 96, quando ocorreu aumento entre 6% e 10% no volume comercializado.
Na semana de lançamento, a Valmet vendeu 26 tratores brasileiros na Espanha.
Produção
A Valmet pretende chegar ao ano 2000 com uma produção anual de 10 mil tratores, tanto para a Europa quanto para a América do Sul.
A produção de tratores Valmet na Finlândia vem crescendo. Foram vendidas, no ano passado, 7.200 unidades, contra 6.300 em 95 e 4.900 em 94.
Tukiainen disse que a oscilação de vendas de tratores no Brasil não descarta novos investimentos.
"A crise é um reflexo da inflação elevada de anos passados", disse Tukiainen.
Ele ressaltou que a Valmet confia no potencial econômico da agricultura brasileira.
A Valmet espera que o mercado nacional consuma este ano 12 mil tratores. A empresa pretende ser responsável por 27% desse total.
Privatização
A Sisu Corporation, empresa estatal da Finlândia, assinou uma carta de intenção para se fundir à Partek, empresa privada que atua no segmento de mineração e estruturas pré-fabricadas.
Essa carta deve gerar a privatização da Sisu nos próximos três meses. A fusão criará a décima maior companhia da Finlândia, com 13 mil empregados e um faturamento anual em torno de US$ 6 bilhões.
A privatização fará ainda, segundo Tukiainen, com que o governo finlandês, hoje maior acionário da Sisu, passe a ter 30% das ações.
A Valmet fica com 10% das ações e o restante será pulverizado no mercado. Cerca de 38% da produção da empresa será voltada para o sistema de cargas e máquinas florestais e 22% para a produção de tratores.

Texto Anterior: Redução de chuvas ajuda o desenvolvimento de milho
Próximo Texto: Fábrica de implementos pede concordata
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.