São Paulo, quarta-feira, 12 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Clubes da Itália apóiam criação da Euroliga ao estilo da NBA

Projeto contempla 64 times, divididos em 4 conferências

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os clubes da série A-1 da Itália anunciaram que apóiam a implantação da Euroliga de basquete no estilo da NBA, a liga profissional norte-americana da modalidade.
O projeto, denominado European Basketball Association (EBA), contempla um campeonato profissional com 64 clubes, divididos em quatro conferências, que começaria a ser disputado a partir da temporada 1998-99.
O modelo, criado por Angelo Rovati, presidente da liga professional transalpina (Lega), foi enviado à Fiba (Federação Internacional de Basquete) e às 52 federações européias.
Também receberam cópias os presidentes das outras quatro ligas profissionais agrupadas na Uleb -Espanha, França, Grécia e Portugal-, que continuam sem dar aprovação ao projeto.
A quantidade elevada de equipes e um calendário extenso demais são os principais obstáculos para a aprovação da proposta pela Uleb.
O projeto estipula condições aos clubes: ginásio para 5.000 espectadores; capital mínimo de 1,5 milhão de marcos alemães (aproximadamente R$ 941,6 mil) e fiança bancária de igual valor.
A primeira fase da Euroliga aconteceria de setembro a março, apontando os 16 times para os playoffs. As regras de jogo seriam as mesmas aplicadas pela NBA.
Os jogadores das 52 federações européias passariam a ser considerados comunitários e se permitiriam dois estrangeiros por equipe.
O projeto será examinado dentro de um mês pela Uleb e em 5 de abril pela Fiba, que, à princípio, luta para que seja mantido o formato atual das competições européias, aprovado até o ano 2000.

Texto Anterior: Fã luta para suceder Maurício na seleção
Próximo Texto: Ex-campeão dos pesos pesados luta hoje; Jacqueline e Sandra tentam o tri mundial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.