São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escola é nova no Grupo Especial

OTÁVIO CABRAL; MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

A X-9 conseguiu chegar ao topo do Carnaval paulistano em apenas três desfiles no grupo especial.
A escola debutou no grupo em 1995, quando terminou em 5º lugar. Em 96, a escola chegou em 7º.
"A escola tinha consciência de que fez um Carnaval para chegar entre os primeiros. Mas por ser uma escola nova, o resultado surpreendeu", afirmou José Manuel Gaspar, vice-presidente da X-9.
A escola da Parada Inglesa foi fundada em 1975, com o nome de Filhotes da X-9. O nome era uma homenagem à tradicional escola de samba X-9, de Santos.
Em 1985, a X-9 passou para o quarto grupo, o pior momento de sua história. Dois anos depois, a escola mudou de nome, passando a se chamar X-9 Paulistana.
O nome foi mantido até o ano passado, quando a X-9 se uniu com a Passo de Ouro, do 2º grupo, passando a se chamar X-9 - Passo de Ouro.
O puxador de samba da X-9, Royce do Cavaco, conquistou ontem seu sétimo título, batendo o recorde do Carnaval paulistano.
Nas outras seis conquistas ele defendia a escola Rosas de Ouro, onde cantou por 14 Carnavais. Ele está na X-9 desde 1995.
O carnavalesco Augusto de Oliveira, pupilo de Joãosinho Trinta, também campeão este ano pela Viradouro, no Rio, comemorou seu terceiro título em São Paulo. Em 92 e 93 ele foi campeão do Grupo Especial, em São Paulo, dirigindo a Camisa Verde e Branco.
(OC e MO)

Texto Anterior: Festa causa congestionamento
Próximo Texto: SP pode ter duas noites de desfile
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.