São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei limita velocidade em trecho

DA REPORTAGEM LOCAL

A lei proíbe a pilotagem de jet ski em alta velocidade a menos de 200 metros das margens de represas ou da praia.
Segundo o Regulamento de Tráfego Marítimo, o jet ski deve partir em linha reta, perpendicularmente à margem ou à costa, em baixa velocidade, até atingir a distância mínima exigida.
O acidente em Ribeirão Pires ocorreu a menos de 20 metros da margem da represa Billings.
Outro problema é que em vários modelos de jet ski, inclusive o aparelho que teria causado a morte da estudante em Ribeirão Pires, não há velocímetro.
A fiscalização da lei ainda é dificultada pelo fato de que, em diversos lugares onde se pilota jet ski, não há indicação da distância de 200 metros da margem.
Segundo a Capitania dos Portos, que regulamenta e fiscaliza o transporte marítimo em todo o Estado, as prefeituras podem definir áreas específicas para a pilotagem de jet skis, que, nesse caso, devem ser demarcadas com bóias.
O regulamento também exige que os pilotos de jet ski tenham habilitação. Essa "carteira" é emitida apenas pela Capitania dos Portos, após uma prova.
Outra opção é fazer um curso de pilotagem. A maioria das empresas que vendem jet skis oferecem cursos de arrais.
O endereço da Capitania dos Portos, em Santos, é avenida Conselheiro Nebias, 488, bairro Encruzilhada, telefone (013) 221-3454.

Texto Anterior: Menina morre atropelada por jet ski
Próximo Texto: Carro explode em acidente, mata dois e fere três no RJ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.