São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fórum exibe produções brasileiras

ESPECIAL PARA A FOLHA

Depois de anos sem destaque em Berlim, o cinema brasileiro aparece desta vez representado por nove filmes.
Um deles está na competição: "O Que é Isso Companheiro?", de Bruno Barreto, adaptação do livro do ex-guerrilheiro e hoje deputado federal Fernando Gabeira. O filme apresenta a história do sequestro do embaixador americano no Brasil, ocorrido em 1969.
As outras produções, dos anos de 95 e 96, serão apresentadas no ciclo "Novos Filmes Brasileiros", do 27º Forum do Cinema Jovem.
A ressurreição do cinema brasileiro foi, por enquanto, pouco comentada na imprensa alemã. Em Berlim, apenas a revista cultural "Tip" destacou, na sua última edição, o retorno dos filmes brasileiros ao festival.
"O cinema brasileiro vem se recuperando, pouco a pouco, do golpe que sofreu no governo do neoliberal (Fernando) Collor de Mello. A variedade estilística dos oito filmes que o Fórum apresenta é enorme e os temas, tão heterogêneos quanto a topografia social do Brasil", comentou.
Fórum
O Fórum apresentará "Crede-Mi", de Bia Lessa e Dany Roland, "Doces Poderes", de Lucia Murat, "O Sertão das Memórias", de José Araújo, "Um Céu de Estrelas", de Tata Amaral, "Yndio do Brasil", de Silvio Back, "Carlota Joaquina, Princesa do Brazil", de Carla Camurati, "O Cego que Gritava Luz", de João Batista de Andrade, e "Como Nascem os Anjos", de Murilo Salles.
Criado em 1969 como contrapeso do festival oficial, o Forum acontece paralelamente à competição.
Ele apresentava, nos primeiros anos, expoentes das vanguardas cinematográficas americana e européia. Depois, foi deixando a euforia experimental para dar lugar a filmes que hoje também se encaixariam na competição ou no "Panorama".

Texto Anterior: Literatura domina festival de cinema em Berlim
Próximo Texto: Novak e Pabst são homenageados
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.