São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fred 04 exalta vida do manguebeat em manifesto

Líder do Mundo Livre S/A não quer ser visto como sucessor

VANDECK SANTIAGO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O movimento manguebeat não morreu. Está vivo, enraizado no cenário musical brasileiro e deve expandir-se em 97, com a consolidação de suas bandas.
Este é o pensamento que embasa um novo manifesto do movimento manguebeat, que começou a ser escrito pelo cantor e compositor Fred 04, líder da banda Mundo Livre S/A.
Ontem ele encontrou-se com Renato L para discutir o texto. O primeiro manifesto, intitulado "Caranguejos com Cérebro", foi escrito em 92 e encartado no CD de estréia de Chico Science, "Da Lama ao Caos" (de 94).
"Caranguejos com cérebro" surgiu de conversas entre Fred, Science e Renato L -que compunham informalmente uma espécie de "círculo pensante" do manguebeat.
Renato L, o menos conhecido dos três, comanda um programa sobre o manguebeat na Rádio Clube AM, de Recife, e era considerado por Science o "ministro da informação" do movimento.
Fred 04 redigiu o texto final do "Caranguejos com Cérebro". Nele aparece a "imagem símbolo" do movimento: uma antena parabólica enfiada na lama, significando a integração entre a contemporaneidade e a realidade local.
A necessidade de um novo manifesto surgiu em virtude da morte de Chico Science (ocorrida no último dia 2, em Olinda).
"Muita gente, tanto o público quanto integrantes do manguebeat, cobrava da gente uma posição sobre como iria ficar o movimento", disse Renato L à Agência Folha.
Sucessor
Agora o principal nome do manguebeat, Fred 04 não quer ser visto como uma espécie de "sucessor" de Chico Science na liderança do movimento -mas, à sua revelia, essa é a tarefa que integrantes do manguebeat esperam que ele cumpra.
"As pessoas querem que ele e o Mundo Livre segurem a peteca", disse Renato L.
Os planos de Fred 04 e do Mundo Livre para 97 são conseguir com o público o mesmo sucesso que hoje têm com a crítica. A banda, embora badalada, ainda vende pouco.
Para março, como parte dessa estratégia, eles têm agendados shows semanais na Blen Blen, em São Paulo, segundo o empresário do grupo, Antônio Gutierrez.
Na primeira quinzena de abril eles participam do festival Abril Pro Rock, em Recife, e em seguida retornam a São Paulo, para a gravação do terceiro CD. Os dois primeiros foram "Samba Esquema Noise" e "Guentando a óia".
Fred 04 e Mundo Livre S/A encerraram no final de janeiro uma série de apresentações no México.
Fred soube da morte de Chico Science por telefone, quando ainda estava no México. Ele passou o Carnaval em Recife e Olinda, mas, dizendo-se "abalado", não participou da festa.
Chegou a visitar o Rec-Beat Carnaval, um espaço onde houve apresentações de bandas do movimento, mas não tocou.

Texto Anterior: "Casa no Campo"; "Casa na Praia"
Próximo Texto: 'Ainda temos os mesmos ideais', diz Bono
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.