São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997 |
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'Foram os ingleses que nos acharam'
PATRICIA DECIA
Endino, que àquela altura já havia trabalhado como produtor para Mudhoney e Soundgarden, respondeu: "Tudo bem, venha para cá, Kurt". Daí, surgiu a matriz do que seria "Bleach", o primeiro álbum do Nirvana, lançado pela Sub Pop. O produtor, que é independente e tem um extenso currículos formado por bandas não apenas de Seattle, é um dos principais personagens de "Hype!". "Minha entrevista com Endino serviu para preencher todas as lacunas, todas as dúvidas, ligar todos os fatos. Foi maravilhosa", disse o diretor Doug Pray. Endino falou à Folha, por telefone, de Seattle. (PD) * Folha - O que você achou do filme "Hype!"? Jack Endino - É muito bem-feito. A maneira como deixaram as pessoas no filme contar a história, o modo como tudo foi editado. O filme poderia ter sido um lixo hollywoodiano. Não foi. Folha - O sr. acredita que o filme só pôde ser feito agora porque a cena definitivamente acabou? Endino - Sim. O grunge já tinha acabado, basicamente, no momento em que Kurt Cobain se matou. Esse foi o fim. E foi também nesse momento que todos acordaram para esse fim. Folha - Concorda com a afirmação de que o grunge transformou a música alternativa em mainstream? Endino - Talvez sim, possivelmente é verdade. Ninguém sabe o que teria acontecido se a cena e o Nirvana não tivessem existido. Talvez Smashing Pumpkins nem Soundgarden não tivessem vendido tantos discos. Eu não sei. Folha - O jornalista punk Legs McNeil, que escreveu o livro "Please Kill Me", disse que há sempre boas bandas de pop surgindo, mas que bom rock fazia com ele tivesse vontade de sair de casa e roubar um carro. Com base nessa teoria, para ele, Nirvana seria a última banda boa de rock a aparecer. O que acha? Endino - Sim, ele está certo. Uma boa banda rock deve fazer você ficar impaciente, fazer alguma coisa. Não acredito que o Nirvana foi necessariamente a última boa banda de rock. Eles foram uma das últimas. Se bem que não consigo lembrar de nenhuma outra... Folha - É verdade que os ingleses "descobriram" Seattle antes mesmo dos americanos? Endino - Foi. Os caras da Sub Pop trouxeram um jornalista inglês para a cidade e entregaram para ele muitos discos, o levaram a alguns clubes. Ele voltou para Londres e escreveu uma reportagem enorme sobre Seattle e isso começou a coisa. Folha - Por que nenhum jornalista americano da "Spin", "Rolling Stone", escreveu primeiro? Endino - Essas revistas são de Nova York. As pessoas que moram e trabalham lá tendem a cair num padrão de pensamento, pelo qual nada existe fora de Nova York. Eles tiveram que começar a ler sobre o grunge nas revistas britânicas. Texto Anterior: 'É honesto, divertido e barulhento' Próximo Texto: O "grunge" continua, os bons sons continuam Índice |
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