São Paulo, quinta-feira, 13 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Celular aumenta risco de colisões

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O risco de acidente de carro enquanto o motorista fala ao telefone celular é igual ao apresentado por um motorista que dirige embriagado, diz estudo publicado hoje na revista médica "New England Journal of Medicine".
Uma equipe da Universidade de Toronto (Canadá) verificou que usuários de celular têm de quatro a cinco vezes mais chance de se acidentar enquanto dirigem do que não-usuários.
"Telefones que deixam as mãos livres não parecem ser mais seguros do que os outros. Isso indica que o fator envolvido nas colisões é antes a limitação de atenção do que a da destreza", diz o estudo.
A equipe analisou dados referentes a acidentes durante um período de 13 meses e registros de telefonemas feitos por 699 voluntários no mesmo período.
Os resultados mostraram que o risco de acidente foi quase cinco vezes maior do que o normal quando o usuário estava ao telefone um minuto ou cinco minutos antes do acidente.
A taxa de colisão foi quatro vezes mais alta do que o esperado quando a chamada foi feita menos de 15 minutos antes do acidente. O risco desaparecia quando o celular fora desligado há mais de 15 minutos.

Texto Anterior: Estudo mostra como HIV infecta cérebro
Próximo Texto: Para família, Lamia agiu como Tiradentes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.