São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paes vai recorrer à convenção para ficar no cargo até 1998

Deputado acha que vencerá governistas no conselho do PMDB

LUCIO VAZ
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente do PMDB, deputado Paes de Andrade (CE), ameaça recorrer à Convenção Nacional se o Conselho Nacional do partido, convocado para março, cassar a prorrogação do seu mandato por 11 meses.
Paes tem certeza de que vence os governistas na convenção. A convocação do conselho, para referendar decisão da Executiva Nacional, resultou da pressão do grupo ligado a FHC, liderado pelo governador Antônio Britto.
Os governistas não querem Paes no comando do PMDB em 1998, quando será decidido se o partido terá candidato próprio a presidente ou se apoiará a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, caso a emenda constitucional que tramita no Congresso seja aprovada. Paes defende a candidatura própria.
O deputado governista Moreira Franco (RJ) diz concordar com o "candidato próprio", mas acrescenta: "Isso não significa que seja do PMDB. Pode ser do PFL, do PSDB. Temos que dar continuidade ao projeto político, não ao projeto de poder".
A decisão da Executiva foi tomada por unanimidade, no dia 6, mas o grupo governista alega que a reunião durou apenas dez minutos e foi realizada quando a maioria dos parlamentares já havia deixado Brasília.
Paes já fez as contas e acha que vencerá também a reunião do Conselho. Ele conta como certos 34 dos 57 votos dessa instância. Ele tem o apoio da Executiva e da maioria dos presidentes estaduais: dos 27 presidentes, 17 assinaram o documento que pediu o adiamento das convenções.

Texto Anterior: Governo quer recadastrar 650 mil pessoas este ano
Próximo Texto: Envolvido em escândalo terá salário de R$ 15 mil em Roma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.