São Paulo, sexta-feira, 14 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Região de Campinas tem 11 com meningite

Três crianças morreram este ano

LUCIANA CONSTANTINO
DA FOLHA CAMPINAS

A DIR (Direção Regional de Saúde) de Campinas (99 km de SP) está em estado de alerta devido ao número de casos de meningite meningocócica confirmados na região este ano.
Desde janeiro, foram 11 registros em sete cidades. Três crianças morreram -em Atibaia, Americana e Sumaré- desde o início deste ano.
Ontem, foi registrado mais um caso em Campinas. A cidade tem três pessoas doentes.
Outros dois casos suspeitos estão sendo analisados. Existe a possibilidade de eles também serem de meningite meningocócica.
A DIR está intensificando o rastreamento dos casos, orientando os médicos para a importância do diagnóstico precoce e fazendo aplicação de antibióticos em casos suspeitos.
A diretora-substituta do Departamento de Vigilância Epidemiológica da DIR, Elisabete Aleone, 39, disse que os casos estão sob controle e a maioria é do tipo B.
"Para o tipo B não existe vacina. Temos que acompanhar os casos suspeitos."
Sintomas
A meningite causa inflamação das meninges -membranas que envolvem o encéfalo e a medula. A doença pode ser viral, bacteriana e meningocócica (única que tem vacina para os tipos A e C).
Para a meningocócica do tipo B existe uma vacina cubana que não se mostrou eficaz no Estado.
Os sintomas são vômito, dor de cabeça, febre e principalmente rigidez na nuca. Os municípios mais afetados são Campinas e Sumaré (três casos em cada cidade), segundo dados da DIR.
Em Campinas, foi feita vacinação em abril e maio do ano passado contra meningite meningocócica do tipo C.
A médica infectologista do hospital Celso Pierro Maria Patelli Souza Lima disse que a vacinação feita em 96 tem se mostrado eficaz, porque a maioria das confirmações são do tipo B.

Texto Anterior: O horário de verão
Próximo Texto: Saúde faz arrastão contra a dengue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.