São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade vai ganhar mais sete "caetanos"

DA REPORTAGEM LOCAL

A cidade de São Paulo vai receber na segunda-feira mais sete cruzamentos com máquinas especiais que flagram motoristas ultrapassando o sinal vermelho.
O equipamento foi apelidado de "caetano" por técnicos da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), numa referência ao cantor e compositor Caetano Veloso que, frequentemente, se queixa, inclusive em letras de músicas, que os motoristas brasileiros não respeitam os sinais de trânsito.
Os novos equipamentos serão instalados próximos a escolas, para diminuir o risco de atropelamentos a crianças (veja a relação dos locais e respectivas escolas abaixo).
Hoje, há 41 "caetanos" em funcionamento na cidade. O equipamento, que começou a ser utilizado em agosto de 1995, é instalado em postes em cruzamentos e possui um dispositivo sob o solo que aciona as máquinas fotográficas, registrando a placa do veículo infrator.
A rua Clélia (zona oeste) e as avenidas do Estado e Nove de Julho (centro) e Paes de Barros (zona leste) são algumas das que possuem "caetanos". A multa para o motorista que desobedecer ao semáforo vermelho é de R$ 72,86.
Volta às aulas
Na segunda-feira, com o início do ano letivo na maioria das escolas de São Paulo, aproximadamente 250 mil veículos voltam a circular diariamente na capital, elevando para 3 milhões a frota circulante na cidade.
Para minimizar a situação, a CET implanta a operação Volta às Aulas. Os agentes da prefeitura vão fiscalizar o trânsito na porta de 117 escolas que provocam maiores problemas à fluidez do tráfego.
A função dos "marronzinhos" será impedir a formação de fila dupla, estacionamento irregular e disciplinar o embarque e desembarque de alunos, além de orientar a travessia de pedestres.

Locais onde funcionarão os "caetanos": Av. Conceição, 860 (EEPG Prof. Narbal Fontes), Av. Heitor Penteado X Cristiano Viana (EESG Prof. Antônio Alves Cruz), R. do Oratório, 2.651 (Externato Nossa Senhora Menino), Av. Luiz Anhaia Melo X R. Sebastião Melo (EEPG Prof. Luiza M. C. Souza), Av. Anchieta X R. Salvador Pires de Lima (Colégio Modelo), Av. Eusébio Matoso X R. Bento Frias (Colégio Pentágono) e R. Taquari, 459 (EMPG Dr. Fábio da Silva Prado e Universidade São Judas).

Texto Anterior: Onde ficam os radares fotográficos
Próximo Texto: Blitz pune irregularidades em serviços de manobrista de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.