São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Festa brasileira acaba após alerta de bomba

Estudantes faziam noite de Carnaval

BETINA BERNARDES
DE PARIS

Um alerta de bomba provocou a evacuação completa da Maison du Brésil na madrugada do dia 9 de fevereiro, sábado passado, segundo a Folha apurou junto a residentes do local ontem.
A Maison du Brésil reúne 108 estudantes, sendo 86 brasileiros, a maioria fazendo doutorado ou pós-doutorado em Paris.
Ela fica na Cité Universitaire, onde se concentram casas de estudantes de outros países. No mês passado, uma bomba explodiu em frente à Casa dos Estados Unidos, sem ferir ninguém.
Na noite de 8 de fevereiro, sexta, os residentes brasileiros fizeram uma festa de Carnaval, com número restrito de convidados.
Até três anos atrás, as festas de Carnaval na Casa do Brasil costumavam reunir cerca de mil pessoas, quando o teatro e o hall estavam liberados.
Na festa do fim-de-semana passado, apenas 50 pessoas podiam entrar no local, que está com espaços interditados por problemas com a fiação elétrica.
Completada a lotação, os residentes proibiram a entrada de vários grupos que foram ao local.
A polícia chegou à Casa do Brasil à 1h da madrugada de sábado e anunciou que havia recebido uma denúncia anônima por telefone de que uma bomba explodiria às 3h.
Barrados
Os 108 residentes foram evacuados do prédio e esperaram até as 3h30 no hall da Casa de Portugal. Nenhuma bomba foi encontrada e a polícia ainda não tem pistas de quem possa ter feito a denúncia.
Residentes suspeitam que o telefonema possa ter sido dado por alguma das pessoas que foram barradas na festa.
A diretora da Casa do Brasil, Inez Machado Salim, confirmou o incidente. "Tudo transcorreu muito bem, não houve pânico e a situação voltou ao normal", disse.

Texto Anterior: SP e Rio têm hoje desfiles das campeãs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.