São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
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Gasolina premium chega hoje ao mercado

CHICO SANTOS
DA SUCURSAL DO RIO

A gasolina premium, que permite maior desempenho em veículos adaptados para consumí-la, chega hoje ao mercado brasileiro. Inicialmente, o combustível será distribuído apenas nos mercados do Rio, Grande São Paulo, Belo Horizonte e Brasília.
Como o preço final da gasolina está liberado, cada posto poderá praticar o seu. Mas os departamentos de marketing das distribuidoras estão avaliando que, na média, ela custará cerca de R$ 0,90 em São Paulo e R$ 0,86 no Rio. Na refinaria, o preço da premium está tabelado em R$ 0,461.
Segundo cálculos da Petrobrás, o uso da premium permite melhoria média de 20% nas retomadas de velocidade dos veículos que têm alta taxa de compressão do combustível no motor (acima de 9,5:1).
Em Belo Horizonte e Brasília, a única distribuidora que anunciou o lançamento do produto para hoje foi a BR, subsidiária da Petrobrás. Como detentora do monopólio do refino de petróleo no Brasil, a Petrobrás é a única fabricante da nova gasolina.
O principal motivo para que o lançamento se faça no Rio e em São Paulo é que a Petrobrás só está fabricando a premium nas refinarias de Duque de Caxias (RJ) e Cubatão (SP). A estatal promete ter o produto em todo o país no prazo máximo de seis meses.
A gasolina premium a ser distribuída no mercado brasileiro é na verdade uma mistura de 78% de gasolina e 22% de álcool anidro, fórmula obrigatória, por lei, para todo combustível para veículos a gasolina vendido no Brasil.
Durante muitos anos a Petrobrás pressionou o governo a autorizar a venda de uma gasolina pura de alto desempenho. Vencida, basicamente pelas pressões dos grupos ambientalistas (o álcool reduz a emissão de poluentes pela gasolina), ela decidiu, no ano passado, trabalhar no projeto de uma gasolina premium com mistura de álcool, única no mundo.
O resultado foi uma gasolina que, além de melhor desempenho operacional, tem melhor desempenho em termos de redução das emissões de poluentes na atmosfera do que a gasolina vendida hoje.
Segundo Frederico Cremer, chefe da Assessoria de Qualidade da Petrobrás, os testes em quatro marcas de veículos nacionais mostraram reduções de 20% nas emissões de hidrocarbonetos e de monóxido de carbono.
Foi reduzido em 50% o teor de enxofre em relação à gasolina comum, passando de 0,2% para 0,1%. Na guerra de estratégias, a BR, maior distribuidora do país, preferiu não anunciar quantos postos da sua bandeira estarão abastecidos com o produto a partir de hoje. A Shell informou que terá a gasolina em 50 postos do Rio e em 140 da Grande São Paulo. A Esso terá a gasolina nova em 30 postos do Rio e 40 de São Paulo.
A Ipiranga, que é dona da bandeira Atlantic, venderá em 40 postos do Rio e 80 de São Paulo' e a Texaco começará com apenas 4 postos do Rio e 5 de São Paulo.

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