São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INPC sobe para 0,81% em janeiro, diz IBGE

DA SUCURSAL DO RIO

O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) atingiu 0,81% em janeiro, superando o índice apurado em dezembro (0,33%).
Também foi registrada alta do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que saltou de 0,47%, em dezembro, para 1,18%, em janeiro.
Os dois índices são calculados pelo IBGE (Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a partir da coleta de preços nas 11 maiores regiões metropolitanas do país.
A diferença é que o INPC se baseia no consumo de famílias com renda até 8 salários mínimos, e o IPCA, até 40 mínimos.
Pressão do combustível
O INPC do mês de janeiro foi puxado pelo grupo transportes e comunicação, que teve alta de 1,25%. Nesse grupo, a maior pressão foi dos preços dos combustíveis (9,98%).
Depois desse item, apresentou maior alta o grupo hortaliças e verduras, com 7,34%.
A menor alta foi registrada no vestuário, com 0,24%. Esse grupo teve taxas negativas em Recife (-0,08%), São Paulo (-0,23%) e Belém (-0,04%).
O item leitura, do grupo despesas pessoais, teve a maior queda (-1,25%). A seguir, vieram as frutas, do grupo alimentação e bebidas: -0,99%.
O Rio de Janeiro registrou a maior taxa regional do INPC, com 1,22%, seguido por São Paulo, com 1,13%. As cidades de Belém (0,06%) e Recife (0,18%) tiveram as menores taxas.
Taxas regionais
O IPCA também foi puxado por transportes e comunicações, com 2,59% (10,69% para os combustíveis). A menor alta ocorreu no grupo vestuário, com 0,21%.
A maior taxa regional do IPCA foi verificada no Rio de Janeiro (1,51%), seguido por São Paulo (1,50%). O menor índice aconteceu em Belém (0,26%).

Texto Anterior: Paiva e CUT assinam convênio para reciclagem profissional
Próximo Texto: Turismo nos EUA pode ser afetado com paralisação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.