São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cotidiano é cenário de 'Cadernos Negros'

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

O trabalho, a casa, os conflitos pessoais e sociais e a questão racial são alguns dos cenários sobre os quais estão escritos os poemas de "Cadernos Negros - Volume 19", coletânea anual que reúne obras de 24 autores brasileiros negros.
A obra completa 20 anos em agosto. Em "Cadernos Negros" são publicados poemas, nas edições ímpares, e, nas edições de número par, contos selecionados de escritores que, geralmente, nunca publicaram um trabalho.
O processo de seleção e edição dos trabalhos é coordenado pelo Quilombhoje, grupo de escritores de São Paulo que existe há 16 anos.
As inscrições começam em março (leia texto ao lado).
"Orientamos as pessoas interessadas a mandarem seus textos sob pseudônimo e, então, julgamos os trabalhos como ruim, regular, bom ou ótimo. Se o texto recebe ruim ou regular, devolvemos o trabalho ao autor e pedimos que o modifique", explica Esmeralda Ribeiro, uma das coordenadoras.
A produção do livro é uma espécie de oficina literária em que os participantes têm seus trabalhos analisados e pagam R$ 75 para ajudar na finalização do livro.
Para o volume 19 dos "Cadernos Negros" foram recebidos textos de 30 autores, que se se inscreveram com até dez laudas de poemas.
"Para quem não é um escritor profissional, essa é uma forma de avaliar o que as pessoas vão achar do seu trabalho", diz Ribeiro.
Com base nos textos dos "Cadernos" foram editadas coletâneas com temática negra na Alemanha e nos EUA.

Livro: Cadernos Negros - Volume 19: Poemas Afro-Brasileiros
Preço: R$ 15
Onde encontrar: Quilombhoje - Literatura: Caixa Postal 7767 - agência central - CEP 01064-970; tel. 011/808-1439

Texto Anterior: O que aconteceu com os "trainspotters"
Próximo Texto: MinC reformula página na Internet
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.