São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Jornada' tem maratona

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

É preciso quase pedir desculpas aos inúmeros fãs da série "Jornada nas Estrelas" antes de dizer que ela não me parece a coisa mais interessante do mundo.
O fato é que há uma verdadeira maratona programada para hoje. Começa com "Jornada nas Estrelas: A Nova Geração" (Telecine, 17h), segue com "Jornada nas Estrelas, o Filme" (USA, 19h30) e termina com "Jornada nas Estrelas 2: A Ira de Khan" (USA, 22h).
Não é impossível, na verdade, que a legião de apaixonados goste mesmo do que há de mais precário nos filmes -as figuras implausíveis, as maquetes meio marretas. Enfim, a sensação de descrer pode ser tão envolvente e religiosa quanto a de crer.
Talvez exista nisso tudo, também, uma ponta de saudosismo em relação à antiga série de TV, feita entre 1966 e 1969, no auge da corrida espacial.
"Jornada", bem mais que série de filmes e TV, tornou-se um fenômeno ainda não devidamente estudado.
Ao contrário de "Flash Gordon" (que "Jornada" evoca pela inocência), que teve um sucesso localizado nos anos 30 e, mais tarde, "revivals" puramente saudosistas (em relação ao seriado, a uma época do cinema, a uma época em geral), "Jornada" tem tido uma atenção contínua de seus fãs. Pode ser insano, como toda paixão, mas, como tudo que é insano ou passional, respeitável.
(IA)

Texto Anterior: CLIPE
Próximo Texto: Taxista diz que Uno do cantor foi abalroado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.