São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
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Tese estuda relações de gênero

DA REPORTAGEM LOCAL

Compreender como são expressas as relações de gênero nos contos populares e qual o significado dos gêneros feminino e masculino nesses contos.
Esse foi o objetivo da pesquisadora Andréa de Souza Túbero Silva em sua dissertação de mestrado.
A tese foi apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp (Universidade Estadual Paulista).
A dissertação parte de dois pressupostos teóricos. O primeiro é de que as relações de gênero carregam significados construídos a partir das relações de gênero histórico-sociais, que ainda hoje podem ser significativas.
O segundo baseia-se nas elaborações feministas sobre a dificuldade de reconstrução da história social das mulheres.
"A historiografia tradicional vem se construindo através de um discurso predominantemente masculino, em detrimento do feminino, em que o excesso de estereótipos sobre as mulheres não permite uma análise precisa sobre a inserção social das mesmas ao longo da história", afirma a pesquisadora na introdução da tese.
Para estudar as relações entre homens e mulheres nos contos populares, ela analisou três versões diferentes do conto "Chapeuzinho Vermelho": a camponesa francesa do século 18, a francesa do século 17 compilada por Charles Perrault e a alemã dos irmãos Grimm do século 19.
A análise mostrou como elemento comum nas três versões a ameaça do lobo (homem) diante da fragilidade de Chapeuzinho (menina/mulher).
A pesquisadora conclui que, na atualidade, as versões de Chapeuzinho Vermelho podem ser interpretadas como um alerta às mulheres, sobre a ambivalência masculina em relação à racionalidade e ao instinto.

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