São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fim das férias traz congestionamento

FABIO SCHIVARTCHE
DA REPORTAGEM LOCAL

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) orienta os paulistanos a marcar compromissos com intervalos maiores e a sair com maior antecedência a partir de hoje, pois o tempo de viagem deve aumentar em cerca de 20%.
O início do ano letivo de 97 na maioria das escolas de São Paulo traz de volta hoje às ruas de São Paulo 250 mil carros e conhecidos vícios dos motoristas.
As filas duplas em frente às escolas vêm se somar aos carros que fecham cruzamentos e às pessoas que estacionam seus carros em locais proibidos.
Resultado: uma média de 140 km de congestionamento durante a tarde. Nas férias, apenas 90 km.
A diferença aumenta ainda mais se comparados os números do período matutino: 40 km nas férias e 102 km durante os meses de aula.
Para minimizar a situação, a CET implanta a partir de hoje a Operação Volta às Aulas. Os agentes vão fiscalizar o trânsito na porta de 117 escolas que provocam maiores problemas ao tráfego.
A CET vai implantar o mesmo esquema dos últimos anos: locais especiais para embarque e desembarque de alunos, Zona Azul livre por 15 minutos com o pisca alerta ligado, operação manual dos semáforos e a continuação da Operação Guincho, que rebocará os veículos estacionados em locais proibidos e de grande circulação.
Segundo o diretor de operações da CET, Luiz Carlos Cunha, 46, os primeiros dias do retorno às aulas são os piores. "Além de reuniões com os pais de alunos, que os obrigam a parar os carros para entrar na escola, o esquema de carona ainda não está combinado", diz.
Faixa reversível
A CET reativa hoje 11 faixas de tráfego reversíveis em pontes e viadutos. A idéia é utilizar, nos horários de pico, uma faixa do sentido contrário da via no sentido em que a demanda é maior, ampliando a fluidez do trânsito.

Faixas reversíveis: ponte Jurubatuba (sentido bairro-centro, de manhã), ponte da Casa Verde (bairro-centro, de manhã, e centro-bairro, à tarde), ponte do Limão (bairro-centro, de manhã), viaduto Orlando Murgel (centro-bairro, à tarde), ponte do Piqueri (bairro-centro, de manhã, e centro-bairro, à tarde), viaduto Pires do Rio (centro-bairro, à tarde), ponte do Socorro (bairro-centro, de manhã), ponte João Dias (bairro-centro, de manhã) e ponte Eusébio Matoso (centro-bairro, à tarde).

Texto Anterior: Paulistano tem volta tranquila
Próximo Texto: Prefeitura usa artifício para multar
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.