São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
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Tratamento de beleza pode ser enganoso

PRISCILA LAMBERT
DA REPORTAGEM LOCAL

A vaidade pode levar o consumidor a procurar serviços que nem sempre são eficazes e podem até trazer complicações à saúde. É preciso conhecer as limitações de um tratamento estético e buscar aquele que é mais adequado.
Promessas do tipo "acabe com a celulite em dois meses" vivem rondando as consumidoras. Algumas pessoas acreditam nas ofertas de profissionais ou centros de emagrecimento e acabam tendo prejuízos -no corpo ou no bolso (veja texto ao lado).
A própria presidente da Assocem (Associação de Cosmetologia, Estética e Maquiagem de São Paulo), Sarita Rodrigues, 61, alerta contra propagandas enganosas.
Segundo ela, o trabalho do esteticista nunca produz resultados rápidos. "Fazemos o possível para conseguir a médio ou longo prazo um resultado mais ou menos", diz.
Limites do profissional
É preciso tomar algumas precauções antes de procurar um esteticista. Esse profissional, além de ter curso profissionalizante, deve saber os limites de seu trabalho.
Cabe a ele manter a saúde da pele do paciente, mas não curar uma doença. Ele normalmente está apto a fazer limpezas de pele, massagens, amenizar manchas e inchaços, entre outras coisas.
Não aceite prescrição de medicamentos, aplicações de produtos com injeções ou outros tratamentos que visem curar o problema.
Segundo a dermatologista Shirlei Borelli, que tem curso de especialização em estética em Paris, os esteticistas devem trabalhar em conjunto com médicos. "Esses profissionais normalmente não sabem dominar efeitos colaterais que alguns tratamentos podem causar."
A falta de regulamentação da profissão é um agravante. Segundo Sarita, a associação não tem poder de fiscalização sobre os esteticistas ou as clínicas. "Muitos fazem cursos rápidos e se acham aptos a atuar. E o que nós podemos fazer é apenas dar conselhos."
Iara Floelich, técnica da área de saúde do Procon (Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor), diz que as queixas sobre ineficácia de tratamentos são expressivas.
"Tivemos cerca de 40 reclamações durante o ano de 96, sendo que as ocorrências se concentram em dois meses (novembro e dezembro)." Essa é a época em que os centros estéticos são mais procurados, já que todos querem se preparar para o verão.
Se o consumidor for um alvo dessas promessas, deve exigir, em contrato, o tempo de duração do tratamento para atingir o prometido resultado. Dessa maneira poderá requerer o reembolso em caso de ineficácia.

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