São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
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Saiba quais os tipos de venda

CLAUDIA GONÇALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

O termo "venda direta" abrange várias modalidades de abordagem de clientes, entre as quais estão as vendas porta-a-porta, o marketing de rede, o contato pessoal e as reuniões domiciliares.
Em 1959, quando a Avon introduziu o conceito de venda direta no Brasil, o método mais utilizado era o porta-a-porta -que ficou celebrizado pelo slogan "Avon chama".
Hoje, a forma de venda direta predominante é o contato pessoal, utilizado pela Natura, Tupperware e pela própria Avon. Ou seja, em vez de bater à porta dos possíveis clientes, as vendas são feitas a conhecidos, amigos, parentes e colegas de trabalho.
"A questão da segurança também influenciou muito na mudança. Hoje, ninguém abre a porta para estranhos", diz Macedo.
O marketing de rede -com o qual trabalham a Amway e a Nature's Sunshine- é o segundo tipo de venda direta mais empregado no Brasil. Nesse sistema, o revendedor lucra com suas vendas e com as vendas de outros revendedores recrutados por ele.
"Mas a pessoa também tem que ter produtividade própria para fazer jus à parte dos lucros das pessoas que estão em sua linha de negócios", diz Danilo Saicali, diretor-presidente da Amway.
(CG)

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