São Paulo, segunda-feira, 17 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lanzarote é desafio vencido pelo homem

AZENI PASSOS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Lanzarote, a "lua fértil", mostra o triunfo do homem sobre um ambiente hostil. Sua área é de 862 km². Pelo menos 250 km² são campos de lavas, chamados hoje de "malpaíses", que significa terra que não serve para nada.
Todos que ali residiam sabiam que, naquele ano de 1730, a terra ia rugir, porém não acreditavam que fosse com tanta intensidade e insistência. Durante seis anos, até 1736, a erupção do Timanfaya transtornou a vida em Lanzarote.
Mas seus habitantes sobreviveram à catástrofe. Em sua paisagem lunar, com mais de 300 vulcões, o trabalho do homem salta aos olhos do viajante como um verdadeiro milagre de séculos.
Esse trabalho conseguiu frutificar uma terra inóspita. A ilha foi castigada novamente em 1824, quando houve nova erupção.
Paraíso infernal
Lanzarote é a ilha mais oriental do arquipélago canarino. De acordo com o censo de 1990, sua população é de 70 mil habitantes.
São 80 km de paraíso passando pelo inferno. O viajante deve visitar o monumento ao Campesino e à Fertilidade (estrutura do arquiteto César Manrique).
Seguindo a rota, você chega ao Parque Nacional de Timanfaya, que era fértil até as erupções.
Hoje, há um deserto de lavas e vulcões em Lanzarote, que se abre com mais de 40 crateras.
Algumas delas ainda conservam calor suficiente para acender tochas de madeira.
Em Lanzarote, só as crateras mostram as pegadas do homem.
Atravessando o barranco de Fogo, a partir do Mirador da Montanha Rajada, o visitante poderá contemplar as caprichosas formas da lava que chegam até o mar, em cuja parda e baixa superfície foram soterrados povos inteiros.
No cume do maciço do Fogo, há um restaurante que propicia uma esplêndida vista panorâmica desse parque nacional.

Texto Anterior: Tour percorre túnel vulcânico
Próximo Texto: Nome é originário de navegador genovês
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.