São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Declaração poderá ser feita via Internet

SÔNIA MOSSRI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A partir de amanhã, os contribuintes de Imposto de Renda poderão fazer suas declarações relativas ao exercício de 1996 por meio da Internet.
Basta acessar a página da Receita Federal na Internet (http://www.receita.fazenda.gov.br), que trará programa especial e instruções para elaboração da declaração e envio mediante o uso de linha telefônica.
A expectativa da Receita Federal é que mais de 200 mil contribuintes façam a declaração de Imposto de Renda por meio da Internet.
A idéia do secretário da Receita, Everardo Maciel, é estender esse processo para as declarações do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e ITR (Imposto Territorial Rural) ainda neste ano.
Disquete
O contribuinte que optar pela declaração utilizando a Internet terá que usar disquete. Após o envio da declaração, o computador central da Receita em Brasília transmitirá automaticamente mensagem que terá valor de recibo. Por isso mesmo, é preciso que o contribuinte arquive tudo em disquete para ter como comprovar o envio da declaração, caso seja preciso.
Ao acessar a página da Receita na Internet a partir de amanhã, o contribuinte receberá instruções para copiar em disquete o programa de transmissão da declaração.
A Receita já está enviando o programa de transmissão das declarações a todos os provedores de acesso da Internet, para que ele esteja disponível em todo o país a partir de amanhã.
Em 95, a Receita fez uma experiência com transmissão de declaração por meio de linha telefônica utilizando caixa postal da Embratel. Atualmente, países como Estados Unidos e Canadá possuem sistema semelhante, mas sem empregar a Internet.
Segurança
A Receita afirma que os contribuintes podem ficar tranquilos quanto ao vazamento indevido de declarações.
Mesmo que hackers (piratas de computação) consigam acessar o banco de dados da Receita com as declarações dos contribuintes transmitidas por meio da Internet, haverá um esquema de codificação de dados que dificultará a leitura por intrusos no sistema.

Texto Anterior: Bovespa bate recorde e negocia R$ 2,8 bi
Próximo Texto: Veículos com placas 1 e 2 pagam hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.