São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Copa e TV

JUCA KFOURI

A Copa do Brasil começa hoje à noite com o convidado Corinthians na telinha do SBT em horário nobre. Um programão.
O SBT, por sinal, tem sido feliz na escolha dos torneios que transmite com exclusividade para a TV aberta. A Copa do Brasil virou atração nacional como era de se prever, e o Torneio Rio-São Paulo superou as expectativas mais otimistas.
Assim, mesmo fora do campeonato mais importante do país, o Brasileiro, a segunda rede nacional marca pontos importantes na audiência dos amantes do futebol.
É verdade que, no entanto, a Taça Libertadores, com a participação de Grêmio e Cruzeiro já nesta quarta-feira, um jogaço, é da Globo e, talvez, da Band, com toda a nobreza a que tem direito.
Enquanto isso, o Campeonato Paulista pode ser visto só na Band e na Record, pois a Globo ainda está preferindo não transmiti-lo. E tem se dado bem, tanto que no último sábado superou a audiência somada de suas duas concorrentes que puseram o jogo do São Paulo no ar. A Globo deu 16 pontos em média com o filme "Tubarão", no horário da partida, contra 9 da Band e 4 da Record.
Pena que a Copa do Brasil continue a ser um torneio artificial, montado na base de convites a bel prazer da CBF, artifício que, para variar, passa por cima dos méritos esportivos.
*
Os jogos que valem seis pontos no Paulistão, entre os times do mesmo grupo, serão disputados em apenas um turno. Já os jogos entre os grupos serão disputados em dois turnos, embora os clubes não concorram entre si para chegar ao quadrangular final. Coisa de gênios!
*
Na ofensiva desde que conseguiu o patrocínio da camisa mais importante do mundo, a da seleção brasileira, a Nike tem sido alvo de forte campanha de ONGs (Organizações Não-Governamentais) norte-americanas, que denunciam a exploração de mão-de-obra infantil nas fábricas da empresa na Ásia.
Se não bastasse, o plano de ter o Flamengo entre seus patrocinados foi por água abaixo. No dia 25 a Umbro anunciará a renovação de seu contrato com o clube mais popular do Brasil até o ano 2002.
*
Pela primeira vez, o GP Brasil de Fórmula 1 terá suas imagens geradas pela Foca TV, de Bernie Ecclestone, de olho no pay-per-view.

Texto Anterior: Mal-me-quer; Bem-me-quer; Mal-me-quer; Bem-me-quer
Próximo Texto: São Paulo espera Renato hoje para realizar exames
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.