São Paulo, terça-feira, 18 de fevereiro de 1997
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Efeito é belo, mas vazio

NELSON DE SÁ
DO ENVIADO ESPECIAL

A renovação na dramaturgia inglesa começou com Stephen Daldry, cinco anos atrás, tornando-se diretor artístico do Royal Court. Ele assumiu pedindo um teatro "raw", cru, realista, e a companhia passou a se autodescrever como "o National da nova dramaturgia".
Para suas montagens, estranhamente, Daldry escolhe os textos mais inexpressivos. É o que acontece com "An Inspector Calls", seu maior sucesso de público e crítica, que estreou há três anos e está em cartaz no West End.
É uma das peças bem-feitas, "well-made plays", de JB Priestley, de meio século atrás, uma dramaturgia "técnica", com cenas bem arquitetadas que marcaram o teatro com preocupações sociais pouco sinceras.
A direção merece os elogios que recebeu, sobretudo quanto à construção visual e ao suspense, à tensão. Mas, como antes com "Machinal", que remontou sobre o cenário mais impressionante (o palco todo de metal se movia em torno da atriz Fiona Shaw), o efeito é belo, mas algo vazio.
(NS)

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