São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerj recomenda que não se use chuveiro

Ar-refrigerado também deve ser evitado

DA SUCURSAL DO RIO

Incapaz de resolver a falta de luz, a Cerj (Companhia de Eletricidade do Estado do Rio de Janeiro) está recomendando que as pessoas não usem chuveiro e ar-refrigerado nos próximos dias.
A população dos oito municípios afetados pelo corte -Niterói, Petrópolis, São Gonçalo, Magé, Maricá, Itaboraí, Rio Bonito e Duque de Caxias- tem convivido esta semana com temperaturas elevadas.
Um termômetro de rua instalado a 50 metros da sede da Cerj, no centro de Niterói (município a 15 km do Rio), marcava às 12h30 de ontem a temperatura de 42º graus. À exceção de Petrópolis, todas as outras cidades são muito quentes.
A idéia de ficar sem banho e dormir com calor indignou o médico Agnaldo Antônio Lessa, 35, morador de Niterói. "Chego em casa à noite só pensando em tomar banho e dormir. Agora só vou poder ficar pensando", reclamou Lessa.
Chuveiro elétrico e ar-refrigerado aumentam o consumo de energia, segundo a Cerj, empresa que pertencia ao governo estadual e foi privatizada em novembro.
O fornecimento de energia no interior do Estado do Rio vem tendo problemas desde 1996.
A situação piorou anteontem, quando explosão seguida de incêndio na subestação de Adrianópolis, em Nova Iguaçu (Baixada Fluminense), interrompeu o envio de energia a oito municípios pela estatal Furnas Centrais Elétricas.
Na tentativa de racionar o consumo de domicílios, lojas e indústrias, a Cerj está cortando o fornecimento de eletricidade. Cada bairro dos oito municípios ficará sem luz em um período de 60 minutos a 90 minutos, todos os dias.
Às 17h, Furnas anunciou ter religado um dos transformadores afetados pelo incêndio. Com o transformador funcionando, o abastecimento de Furnas para Cerj foi normalizado, o que não significa o fim dos cortes de luz.
Se os consumidores insistirem em tomar banho de chuveiro e ligar o ar refrigerado, principalmente até as 22h, a energia será cortada, avisa a Cerj.

Texto Anterior: Ética, polícia e cidadania
Próximo Texto: Cantora doa 450 ml de sangue ao Hemocentro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.