São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Marronzinhos' ameaçam parar de multar

MARCELO OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os 1.400 fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego com poder de multa podem deixar de aplicar autuações de trânsito na cidade a partir de hoje.
Reunião da categoria agendada para hoje, no Cemitério das Colinas, em São Bernardo do Campo, onde será sepultado o marronzinho Vagner Freitas de Jesus, decidirá se os funcionários da empresa "entregarão seus crachás."
Segundo José Maria Seminaldo, secretário-geral do Sindiviários, sindicato que representa os funcionários da CET, a entrega dos crachás, que seria feita aos chefes imediatos de cada fiscal, simbolizaria a abdicação do dever de multar por parte dos marronzinhos. , "Se a maioria presente ao velório concordar com a proposta, amanhã (hoje) mesmo os marronzinhos param de multar".
A interrupção vigoraria enquanto não for resolvida pendência da prefeitura, conforme Seminaldo.
Inconstitucional
O Tribunal de Justiça considerou inconstitucional a aplicação de multas por parte dos marronzinhos, mas um recurso da prefeitura adiou a aplicação da decisão.
Seminaldo afirma que o "impasse jurídico" criou "uma certa animosidade" da população contra os funcionários da CET.
O Sindiviários, segundo o secretário-geral, aguarda a promulgação do novo Código Nacional de Trânsito, que reconhece o trabalho de fiscalização da CET e similares criados em outros municípios.
Segundo Seminaldo, durante o período em que deixarem de multar, os fiscais fariam apenas trabalho de orientação e planejamento.
Enterro
O Sindiviários não havia confirmado, até as 21h de ontem, o horário do sepultamento de Vagner Freitas de Jesus.
O velório começaria na noite de ontem, no mesmo Cemitério das Colinas, assim que o corpo fosse liberado pelo Instituto Médico Legal da zona oeste.
Uma carreata, formada por funcionários da CET, estava sendo formada ontem na porta do 91º DP (Ceasa/Vila Leopoldina), ao lado do IML, de onde sairia acompanhando o corpo até o cemitério.

Texto Anterior: Secretário diz estar observando
Próximo Texto: CET lamenta morte em nota
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.