São Paulo, quarta-feira, 19 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Som usa técnicas psicoacústicas

DA "PC NOVICE"

O som 3D já existe e funciona com todos os títulos multimídia que você tiver em casa. O hardware de áudio 3D usa técnicas psicoacústicas -truque pelo qual seus ouvidos acreditam estar ouvindo algo que não existe- para alterar o som que sai das caixas normais.
Em lugar de usar som emitido por duas caixas, os aparelhos psicoacústicos criam a impressão de que há caixas por todo o lugar.
As tecnologias de som 3D usadas com PCs se baseiam nos métodos Spatializer Audio Processor e Sound Retrieval System, que alteram a frequência dos diferentes sons para obter o efeito desejado.
Se colocarmos duas caixas de som normais nas duas pontas de uma sala e emitirmos o som de um pistão por elas, nosso cérebro junta os dois sons e cria um "pistão fantasma" no ponto intermediário entre as duas caixas. Aumentando o volume de uma delas, podemos deslocar o pistão fantasma para a esquerda ou para a direita.
Com o estéreo, as duas caixas funcionam juntas. O som dos instrumentos se divide entre as duas caixas, criando uma "orquestra fantasma", cujos instrumentos parecem estar à esquerda ou à direita.
O som estéreo funciona bem, mas só se estivermos sentados no centro exato dele. O som Dolby acrescenta caixas no centro e atrás, para acrescentar profundidade à nossa orquestra imaginária.
Para a pessoa sentada no centro exato do conjunto de caixas, o som dos diferentes instrumentos parece vir de todas as direções.

Texto Anterior: Internet permite passeios 3D
Próximo Texto: Batalhas no PC ganham mais vida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.