São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Desemprego em SP foi superestimado

CLÁUDIA PIRES
DA REPORTAGEM LOCAL

O desemprego na indústria paulista foi superestimado pelo menos nos últimos dois anos.
Isso é o que mostra pesquisa divulgada ontem pela Fiesp, que aplica retroativamente a 1995 e 1996 nova metodologia a ser usada a partir de agora.
Nos últimos doze meses, por exemplo, foram fechadas 135.593 vagas -um número elevado, mas muito inferior às 176.142 demissões que a Fiesp havia apurado no ano passado.
É uma diferença de 40.549 postos de trabalho, o equivalente a um estádio do Pacaembu lotado, embora os dois períodos não sejam totalmente comparáveis.
A federação das indústrias não divulgou dados relativos aos últimos doze meses pela metodologia antiga, o que impossibilita a comparação em números absolutos.
Os dados sobre o desemprego industrial em São Paulo costumavam ser usados como munição por críticos que viam neles o reflexo de uma recessão econômica.
O governo contra-argumentava que a situação da indústria paulista não podia servir de indicativo para o que ocorria no país. As novas estatísticas devem dar parâmetros mais realistas para o debate.
O desemprego, de qualquer maneira, continua a aumentar. Em janeiro, foram fechadas 8.497 vagas. "A tendência é a mesma observada durante 96", disse Horácio Lafer Piva, diretor do departamento de pesquisa da Fiesp.

LEIA MAIS sobre nível de emprego industrial à pág. 2-6

Texto Anterior: Desemprego em SP foi superestimado
Próximo Texto: Novo sabor; Já registrada; Aos goles; Na rede; Medindo o retorno; Aglomerando; Pisando em ovos; Alta enganosa - 1; Alta enganosa - 2; Joio e trigo; Atrás do prejuízo; Parto assistido; Perfil previdente; Bomba-relógio; Supergerador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.