São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Custo Brasil' entrará na pauta da Alca

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo e o setor privado concordaram em usar o "custo Brasil" como moeda de troca durante as negociações da formação da Alca (Área de Livre Comércio das Américas), o bloco econômico que reunirá 34 países do continente.
A idéia é pressionar organismos internacionais a financiar a reforma ou a construção de obras de infra-estrutura como condição para diminuir o cronograma de redução tarifária.
Ou seja, a barganha toca na questão do acesso a mercados. Esse tema deve concentrar a maior parte dos conflitos nas negociações da Alca, que terão regras definidas na reunião dos chefes de Estado em maio em Belo Horizonte (MG).
O consenso sobre a troca foi obtido ontem durante reunião na CNI (Confederação Nacional da Indústria) entre representantes do setor privado e dos ministérios da Indústria, do Comércio e do Turismo e das Relações Exteriores.
"Se houver financiamento desses organismos, poderemos nos comprometer com uma agenda mais curta de desgravação tarifária", afirmou Oswaldo Moreira Douat, presidente do Conselho de Integração da CNI.

Texto Anterior: "Argentina deve assumir atitude enérgica"
Próximo Texto: 'Negócios são a maior força da Internet'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.