São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Artistas sugerem um olhar colorido de SP

CASSIANO ELEK MACHADO
FREE-LANCE PARA A FOLHA

São Paulo não é mais cinza. Pelo menos para os olhares de três artistas e arquitetos paulistanos que expõem a partir de hoje no galeria Espaço Luz.
"Três Visões sobre a Cidade" pretende mostrar cores e luzes de São Paulo que os paulistanos desconhecem.
Carla Fazenda, uma das artistas do grupo, conta que, até recentemente, as opções de cores de tintas disponíveis se reduzia a algumas dezenas. De acordo com a especialista em programações cromáticas, hoje é possível pintar uma casa com 2.000 tonalidades diferentes.
Fazenda, que estudou arquitetura na USP junto aos outros dois artistas do grupo, Manolo Perez e Ricardo Hage, vai expor dez telas em que utilizou técnicas mistas.
A artista usa os mesmo procedimentos da pintura de murais, para mostrar, em trações rápidos e coloridos, temas como "centro velho", "Paulista" e "Luís Carlos Berrini".
Ricardo Hage, que também mostra dez trabalhos com temas semelhantes, desenvolve processo chamado de "computer art". O artista faz releituras da arte pop desenvolvida por Andy Warhol na década de 60 com recursos de computação gráfica e uma câmara fotográfica digital.
O terceiro componente do grupo, Manolo Perez, retrata a cidade em maquetes e outros trabalhos tridimensionais, sempre com cores fortes, característica central da exposição. As obras de Perez fazem uma espécie de ziguezague na parede permitindo diferentes visões da obra de acordo com o local do obsevador.
Hoje, no vernissage, Carla Fazenda faz uma performance para demonstrar o seu olhar colorido da cidade. A artista vai pintar uma tela com os contornos do Museu de Arte de São Paulo que será sorteada para um dos visitantes da mostra patrocinada pela Philips.
(CEM)

Exposição: "Três Visões sobre a Cidade" - Carla Fazenda, Ricardo Hage e Manolo Perez
Vernissage: hoje, a partir das 19h30
Quando: segunda a sexta, das 14h às 17h. Até 30 de abril
Onde: Espaço Luz (r. Verbo Divino, 1.400, Chácara Santo Antônio, tel. 534-0600)
Quanto: Entrada franca

Texto Anterior: "O Balcão" de Jean Genet terá leitura pública hoje
Próximo Texto: Bate-papo discute anos 60
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.