São Paulo, quinta-feira, 20 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aborto; Marronzinhos; Fábrica de criminosos; Futebol; Darcy Ribeiro; Aniversário da Folha

Aborto
"Chamou-me à atenção a carta do sr. Luiz Carlos Cruz, coordenador do movimento Pró-Vida de Anápolis (GO), sobre o que ele denomina 'serviço de aborto' a ser 'inaugurado' no Hospital Materno-Infantil de Goiânia. Não tenho procuração para falar em nome do hospital, mas cabe um esclarecimento.
O Código Penal estabelece, desde 1940, no artigo 128, que o aborto praticado por médico não é punível -é facultado- quando não há outro meio de salvar a vida da gestante ou quando a gravidez for resultado de estupro.
Mas, durante meio século, a vítima de estupro só por exceção é atendida nos hospitais públicos, vendo-se obrigada a recorrer ao aborto clandestino.
Já que a violência sexual contra a mulher é uma realidade incontestável, e que a gravidez dela resultante é uma segunda violência intolerável para a maioria delas, torna-se impostergável encontrar uma forma de responder às necessidades dessas mulheres.
O hospital, que anuncia sua proposta de atender esses casos, não está absolutamente aumentando sua carga de trabalho. Pelo contrário: evitará as graves complicações do aborto clandestino, ao mesmo tempo que protege um direito da mulher violentada." Aníbal Faúndes, professor titular de obstetrícia da Unicamp e presidente da Associação Internacional de Saúde Materna e Neo-Natal (Campinas, SP)

Marronzinhos
"Enquanto não definida juridicamente a competência dos marronzinhos para lavrar multas de trânsito, seria melhor adotar um sistema onde eles fotografassem a infração do veículo.
Dessa forma, os entreveros seriam menores, e as reclamações diminuiriam. E os recursos administrativos teriam provas idôneas no julgamento."
Ivette Kfouri Abrão (São Paulo, SP)

Fábrica de criminosos
"Gostaríamos de convidar o sr. Julio Cesar Lopes Camerini ('Painel do Leitor', 14/2) para visitar alguma prisão. Fazemos esse convite pois, como ele, muitos outros brasileiros devem estar intrigados, ou até indignados, do porquê a Igreja escolheu um tema tão denso para convidar os seus fiéis e todas as pessoas de boa vontade a refletirem.
Numa prisão como as nossas, o crime que se cometeu passa a ser o de 'menos'. O 'demais' é imaginar como pode ser tão mesquinha e imbecil uma sociedade que permite que seres humanos sejam confinados naquelas condições. Esta sociedade é que é uma fabricante de criminosos e, nesses termos, merece a prisão em que está vivendo."
Padre R. Francisco Reardon e seguem mais três assinaturas, da Pastoral Carcerária da Arquidiocese de São Paulo (São Paulo, SP)

Futebol
"O jornalista Juca Kfouri já passou dos limites em sua briguinha particular com o presidente da FPF, Eduardo José Farah. Ao propor um campeonato nacional, em detrimento dos campeonatos estaduais, ele menospreza, discrimina e mostra intolerância com um vasto interior, composto de gente de bem que muito aprecia futebol, tanto quanto as pessoas das capitais."
Antonio J. V. Pagan (Sorocaba, SP)

Darcy Ribeiro
"Depois de Severo Gomes deixar o Senado, fomos, Fernando Millan e eu, visitar com ele o senador Darcy Ribeiro. Era fascinante ver Severo e Darcy em dueto de humor, erudição e troça.
Severo e nós seus amigos admirávamos Darcy por seu amor implacável pelo Brasil, universidade, índios e crianças. Somos gratos à Folha por revelá-lo em suas militantes crônicas."
Paulo Sérgio Pinheiro, professor de relações internacionais da Brown University (Providence, EUA)
*
"A última contribuição de Darcy Ribeiro, como colunista da Folha, foi publicada na última segunda-feira. Com sensibilidade, falou de meninos: de rua e de favela. Desafiou o Congresso a aprovar o projeto, de sua autoria, que obriga fabricantes a colocarem na cola uma substância de péssimo odor, que levaria os meninos de rua a rejeitá-la. Vamos torcer pela vontade dele."
Lauro Monteiro Filho, deputado estadual (PSDB-RJ) (Rio de Janeiro, RJ)
*
"Darcy Ribeiro perdeu a batalha para o câncer, mas deixou provas de nunca desistir de uma boa luta. Deixou um recado na sua última coluna da Folha.
Sensível ao problema das crianças, o indianista pede para que quem assuma seu lugar tenha mais sensibilidade para a vida das crianças do que para os lucros dos fabricantes de cola assassina.
Terminou a coluna com a frase: 'Estarei atento, você também precisa abrir o olho'. Tentaremos."
Maria Helena, vereadora (PL) (São Paulo, SP)
*
"Consternado, como todos aqueles que gostam de cultura brasileira, com a morte de Darcy Ribeiro, me senti impelido a materializar meus sentimentos, por meio de algumas palavras.
Fica em mim um desejo de que sua vida nesse novo mundo em que ele acaba de entrar seja tão realizadora como foi em nosso mundo, com uma longa lista de títulos, honrarias e obras realizadas. E também que floresça dentro de mim e de cada um de nós essa irrepreensível vontade de fazer."
Cláudio Aparecido de Almeida (São José dos Campos, SP)

Aniversário da Folha
"Aos 76 anos, a Folha permanece jovem e cada vez mais inserida no mundo e na vida nacional. Meus cumprimentos extensivos a todos que fazem este jornal."
Marco Maciel, vice-presidente da República (Brasília, DF)
*
"Congratulações pelos 76 anos da Empresa Folha da Manhã S.A.."
Israel Vainboim, diretor-presidente do Unibanco Holdings S.A. (São Paulo, SP)
*
"Ao ensejo do transcurso de mais um aniversário deste conceituado órgão, o comandante, oficiais, praças e funcionários civis do 1º Batalhão de Polícia de Guarda parabenizam todos os seus integrantes."
Luiz Carlos Nogueira, tenente-coronel PM comandante do 1º BPGd (São Paulo, SP)
*
"Receba o meu abraço pelos 76 anos da Folha, jornal que nestes anos defendeu a verdade e espelhou de forma imparcial a história do nosso país."
João Leite Neto, diretor-presidente da Cosesp-Seguros (São Paulo, SP)
*
"O Sintcom-PR (Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Comunicações Postais, Telegráficas e Similares do Paraná) parabeniza toda a equipe da Folha pelo seu 76º aniversário.
Desde que se tornou uma referência nacional muito forte, especificamente lembramos a campanha pelas 'Diretas Já', a Folha vem fortalecendo sua posição de compromisso com a verdade. Informação e análise crítica são instrumentos de construção da cidadania."
Areovaldo Figueiredo, presidente do Sintcom-PR (Curitiba, PR)
*
"Peço que aceitem os meus efusivos parabéns pela data e sinceros votos de constante e merecido sucesso."
Afanasio Jazadji, deputado estadual (São Paulo, SP)
*
"Receba meus cumprimentos pelo aniversário, com votos de paz, saúde e felicidade."
Raul Belém, deputado federal (PFL-MG) (São Paulo, SP)

Texto Anterior: Poder, respeito e democracia
Próximo Texto: ERRAMOS
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.