São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sistema computadorizado de combate a crime será ampliado

MARCELO BARTOLOMEI
DA FOLHA CAMPINAS

O ministro da Justiça, Nelson Jobim, anunciou ontem em Campinas (99 km de SP) a ampliação do sistema nacional de combate ao crime por computador.
Jobim participou da abertura do 1º Seminário Nacional sobre Municipalização da Segurança Pública, promovido pela Prefeitura de Campinas.
Segundo o ministro, o Infoseg (Programa de Integração Nacional das Informações de Justiça e Segurança Pública) vai ser ampliado para todo o território nacional e deve viabilizar a troca de informações entre as polícias Civil, Militar e o Poder Judiciário.
Jobim disse que o Infoseg é um banco de dados com informações sobre pessoas com antecedentes criminais. O serviço foi implantado parcialmente no mês passado.
Atualmente, o sistema funciona entre as polícias civis de São Paulo e Rio Grande do Sul e a Polícia Federal de Brasília.
"A saída para melhorar a segurança pública é fazer convênios com os municípios para integrarmos o serviço para o bem-estar da comunidade", afirmou.
Jobim disse que as polícias devem agir com informações recíprocas. "Não é questão de saber de quem é a competência de gerenciar a polícia, mas de ter certeza quanto à eficácia do sistema."
O ministério pretende expandir o Infoseg para o Rio de Janeiro e Pernambuco ainda este ano.
A pesquisa já é feita hoje pela Polinter (Delegacia de Polícia Interestadual). "Mas hoje em dia o serviço é moroso." Segundo ele, a informação vai ser on line.
O secretário estadual da Segurança Pública de São Paulo, José Afonso da Silva, disse que o sistema está em experiência. "Em breve poderemos acessar a ficha de um criminoso via Internet", disse.
Silva disse ser contrário à municipalização da segurança. "As prefeituras deveriam se preocupar em gerenciar a saúde e o desemprego e deixar a segurança para que o Estado cuide." Ele participa hoje do último dia de seminário no Centro de Convivência Cultural.

Texto Anterior: Idosa é presa com um cigarro de maconha; Polícia acha máquina de xerox com mendigo; Desempregado foge para escapar da polícia; Mulher acompanha o filho até a delegacia
Próximo Texto: Interventor do PAS é suspeito de corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.