São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
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Metrô testa bilhete eletrônico em 90 dias

CRISPIM ALVES
DA REPORTAGEM LOCAL

A Companhia do Metropolitano começa a testar, em três meses, o novo sistema de bilhetes, que prevê a instalação de máquinas eletrônicas de venda de passagens e a implantação do chamado smart-card (espécie de bilhete eletrônico que acumula créditos).
Com o novo sistema, as atuais bilheterias serão desativadas gradativamente. As primeiras máquinas devem ser instaladas até o final do ano. O Metrô calcula que a implantação total do sistema custe cerca de US$ 3 milhões.
Para viabilizar o projeto, que está em fase de desenvolvimento, a companhia está procurando parceria com a iniciativa privada.
O edital de licitação, de acordo com a assessoria de imprensa do Metrô, deve ser lançado até o próximo semestre. Com a implantação do novo sistema, o Metrô espera reduzir os constantes assaltos a suas bilheterias.
Desde o início do ano, foram registrados 41 assaltos. Apenas em fevereiro, foram 21 casos. Em todo o ano passado, foram 101 ocorrências, sendo 25 em dezembro. Em 95, houve 30 roubos.
Anteontem, o Sindicato dos Metroviários fez uma manifestação na estação Ana Rosa contra a falta de segurança e as más condições de trabalho. O presidente do sindicato, Pedro Augustinelli, ameaça iniciar paralisações de 15 minutos nas estações se o governo não apresentar um plano de melhorias em oito dias.
Com a eliminação das atuais bilheterias, o Metrô avalia que o problema dos assaltos será resolvido, pois não haverá dinheiro circulando facilmente nas estações.
Segundo a empresa, os funcionários que trabalham nas bilheterias serão reaproveitados em outros departamentos.
Com a implantação do sistema eletrônico, o Metrô promete também uma maior agilidade, com a eliminação das atuais filas.
Isso porque os smart-cards, além de poderem ser comprados nas máquinas instaladas nas estações, serão adquiridos em diversos pontos comerciais, como shopping centers, lojas de conveniência, supermercados e postos de gasolina, entre outros locais.
A fase de testes vai servir para os usuários se familiarizarem com o novo sistema. Paralelamente, será feita uma ampla campanha de divulgação. Os testes serão feitos em poucas estações. O usuário que quiser já poderá usar a novidade.
A utilização do smart-card é simples. De posse do cartão eletrônico, o usuário poderá usá-lo quantas vezes quiser. Basta carregá-lo de créditos, o que poderá ser feito, de acordo com o Metrô, na agência bancária onde o usuário tem conta corrente, por exemplo.
O recarregamento do cartão também poderá ser feito nas máquinas eletrônicas nas estações.

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