São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Conheça o CD faixa a faixa

PEDRO ALEXANDRE SANCHES

Little Wonder - Bowie inicia "Earthling" citando o "Laughing Gnome" (gnomo sorridente) de 67 e seres intergalácticos. Longe do rock básico de "Space Oddity" (69), a roupagem agora mistura vertentes da cultura club underground -drum'n'bass, jungle-, dance comercial e rock industrial.
Looking for Satellites - Calcada na repetitividade nervosa do drum'n'bass, a segunda faixa revisa, à distância, "Space Oddity" e "Satellite of Love", que Bowie produziu para o disco "Transformer" (72), de seu ídolo Lou Reed.
Battle for Britain (The Letter) - Aqui, Bowie começa citando o contemporâneo Beck ("Serei sempre um perdedor/ pois nunca fui um vencedor em minha vida") e dissolve a melodia em frases de piano roubadas de "Alladin Sane", persona que adotou em 73.
Seven Years in Tibet - Na faixa mais atípica do CD, a levada industrial é quebrada pela ênfase no soul plástico que ele já praticava em "Young Americans" (75).
Dead Man Walking - O ambiente pós-industrial/pós-"Trainspotting" dialoga com o Bowie anos 80, de discos como "Never Let Me Down" (87).
Telling Lies - É espécie de manifesto em levada drum'n'bass -a melodia cita "Ashes to Ashes", a letra assume sua condição de "visionário/ missionário/ contando mentiras" -essência do pop.
The Last Thing You Should Do - Na faixa mais sombria, Bowie cita a música importante, mas envelhecida do grupo alemão Kraftwerk, delatando o buraco que há entre ele e os clubbers.
I'm Afraid of Americans - Brian Eno é co-autor da crítica aos americanos, o que basta para estabelecer comunicação com a fase Berlim da dupla, de "Low" (77), "Heroes" (77) e "Lodger" (79).
Law (Earthlings on Fire) - "Não quero conhecimento, quero certeza", diz, deturpando constatação do filósofo inglês Bertrand Russell. Arrisca postura que pode parecer totalitária -como aconteceu à época de "Diamond Dogs" (74), quando chegou a ser tachado de nazista-, para criticar os terráqueos e concluir: "Terráqueos queimam".
(PAS)

Texto Anterior: 'Earthling' é retrospectiva disfarçada
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.