São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Impressionismo de Monet chega ao Brasil

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

Algumas das mais importantes obras do impressionista francês Claude Monet (1840-1926) estarão expostas, de 12 de março a 19 de maio, no MNBA (Museu Nacional de Belas Artes), no centro do Rio.
A exposição de 33 trabalhos de Monet -o mais significativo nome do impressionismo, gênero artístico que derrubou o academicismo na pintura- reunirá também obras de amigos contemporâneos, como Pierre-Auguste Renoir.
"Será com certeza o maior evento cultural deste ano no Brasil e na América Latina", disse o adido cultural da França no Rio, Romaric Sulger Byuel. Orçada em US$ 2,5 milhões, a exposição seguirá depois para São Paulo.
Para a exposição "Monet", no MNBA e depois no Masp (Museu de Arte de São Paulo), de 28 de maio a 28 de julho, o consulado da França no Rio contou com o apoio de empresas como IBM, Petrobrás, Sul América e Telebrás.
Esse apoio é considerado fundamental por Byuel em função da magnitude do que foi planejado. Em primeiro lugar, para que saíssem da França, os principais quadros expostos teriam que ficar em salas especialmente climatizadas.
Só para expor a maior parte dos quadros na galeria do Século 19 do MNBA -com cerca de 2.000 m2-, o Ministério da Cultura e a Embratel investiram R$ 1 milhão em um moderno sistema de refrigeração, para manter a temperatura a 22 graus.
A exposição reunirá 31 telas vindas diretamente do museu Marmottan-Monet, em Paris, que retratam a mais importante fase do artista: seus últimos 40 anos de vida, quando morou em uma casa em Giverny, na Normandia.
Amante da natureza, principalmente das flores, Monet criou um jardim exuberante em Giverny. Ao recriá-lo em quadros luminosos e coloridos, retratou o que ficaria conhecido como os famosos jardins de Monet.
Importantes quadros dessa fase, como "Nympheas" (Ninféias), "Le Pont Japonais"(A Ponte Japonesa) e "L'Allée des Rosiers" (O Caminho das Rosas), estarão expostos no Rio e em São Paulo.
Mas Monet não estará presente apenas em telas a óleo. Caricaturas que fez quando iniciou sua vida artística estarão também expostas, além de objetos pessoais, como seus óculos, e 40 fotografias mostrando sua família e amigos.
Para que o público tenha uma visão mais abrangente do impressionismo, serão expostas também sete obras de amigos do artista, como Renoir, Edouard Manet e Eugène Boudin.
Algumas das obras expostas são do próprio MNBA e do Masp. Uma surpresa são oito quadros da coleção particular de Monet, hoje expostos no museu Marmottan, entre eles dois trabalhos de Renoir e um de Alfred Sisley.
Para funcionar como um museu virtual, a IBM montou uma sala multimídia com 30 computadores, onde poderão ser vistos CD-ROMs sobre o impressionismo e onde se poderá acessar a Internet, navegando por "sites" sobre Monet.
Um dos objetivos desse museu virtual é atrair a atenção das crianças para o que está exposto. Uma das principais preocupações dos organizadores, as crianças terão à disposição a chamada sala Linéia.
Inspirado no livro de mesmo nome, publicado pela editora Salamandra em 92, que conta as aventuras da menina Linéia nos jardins de Giverny, a sala procurará recriar o clima dos jardins criados por Monet.
Sentadas em almofadas, junto a um lago e a plantas naturais e de origâmi colorido, as crianças poderão manusear livros e quadrinhos sobre Monet e a arte de seu tempo.
A exposição, que deverá ser visitada pelo presidente francês Jacques Chirac, servirá como mote para a venda de produtos culturais, uma exposição de reproduções de Monet no Jardim Botânico do Rio e a promoção de festivais gastronômicos da culinária francesa.

Texto Anterior: Considerações sobre cinema e traduções
Próximo Texto: Saiba quem foi o pintor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.