São Paulo, sexta-feira, 21 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin retoma trabalho normal em até 4 semanas, diz médico

Presidente da Rússia agora só bebe cerveja e vinho branco

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente da Rússia, Boris Ieltsin, só vai retomar seu ritmo normal de trabalho dentro de três ou quatro semanas, informou ontem seu médico. Ieltsin convalesce de uma pneumonia dupla.
Apesar do processo aparentemente lento, Serguei Mironov pareceu otimista. Ele disse que a recuperação vai bem e que o presidente russo estará em condições de fazer seu discurso anual no Parlamento sobre o estado do país.
Mesmo assim, Ieltsin recebeu permissão para ir apenas três vezes por semana ao Kremlin, a sede do governo. Nos outros dias, deve trabalhar em sua casa de campo.
Mironov, chefe do serviço médico do Kremlin, deu ainda uma outra notícia: Ieltsin, por causa de sua saúde, reduziu muito o consumo de álcool e trocou a vodca pela cerveja e o vinho branco.
O médico transmitiu a imagem de um Ieltsin atuante e ansioso por trabalho, ao contrário do que acusam seus adversários: "(Ele) trabalha todo o tempo, assinando decretos e outros documentos por quilo", disse Mironov.
A agenda de Ieltsin prevê, além do discurso de 6 de março, uma reunião com o presidente dos EUA, Bill Clinton, na vizinha Finlândia, entre 20 e 21 de março.
Hoje, Ieltsin tem mais um compromisso delicado: recebe a secretária de Estado dos EUA, Madeleine Albright.
Ela foi a Moscou tentar romper a resistência russa à expansão da Otan, a aliança militar ocidental, que pode passar a englobar países do Leste Europeu.
Ontem, Albright se encontrou separadamente com o premiê Viktor Tchernomirdin e com o chanceler Ievguêni Primakov.

Texto Anterior: Peru rejeita Mães da Praça de Maio
Próximo Texto: Empresário acusa amigo de Clinton de proposta ilegal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.