São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Índice

Bolsa paulista subiu 0,23% na semana

LUIZ ANTONIO CINTRA
DA REPORTAGEM LOCAL

O mercado paulista de ações encerrou a semana com um desempenho que pode ser considerado medíocre quando se compara às semanas anteriores: fechou com alta de apenas 0,23%.
Na semana anterior, por exemplo, o Ibovespa, índice das principais ações, tinha subido 4,6%.
A principal razão para a quase estabilidade do índice nesta semana foi a incursão do Judiciário, no caso do STF (Supremo Tribunal Federal), em assuntos de grande relevância econômica.
Em primeiro lugar, a extensão aos servidores públicos civis do aumento de 28,9%, que já havia sido concedido aos militares.
Em segundo lugar, a apreciação dos juízes do STF a respeito da constitucionalidade do processo de privatização da banda B da telefonia celular, tocado pelo ministro das Comunicações, Sérgio Motta.
Esse ponto ainda promete trazer emoção ao mercado, já que a decisão deve demorar alguns dias para sair -abrindo assim um flanco para os especuladores de plantão.
O processo de privatização da banda B também está sendo apreciado pela Justiça Federal, em Brasília. Ou seja, a próxima semana tem tudo para ser de alta volatilidade nos negócios da Bovespa.
Nova York
A cautela tomou conta de investidores e analistas do mercado nova-iorquino de ações, cujo principal indicador, o Dow Jones Industrial, registrou queda por dois dias consecutivos, depois de bater recorde de alta na semana anterior.
Ainda que poucos especialistas acreditem em uma correção substancial dos preços para baixo, parece consenso que dificilmente estes conseguirão manter o ritmo que vem sendo registrado.
Nos últimos doze meses, por exemplo, o Dow Jones acumulou alta de 30%, sendo que desde 1º de janeiro a valorização foi de 7,5%.
Segundo pesquisa divulgada ontem em Nova York, 10% dos investidores entraram no mercado nos últimos dois anos e 43% dos norte-americanos investem em ações.
Diz a pesquisa que 58% dos que investem esperam alta moderada das ações e 5%, alta substancial.
Algumas analistas, no entanto, acreditam que a alta volatilidade deve se manter, o que é considerado normal para um mercado no nível em que Wall Street está.

Com agências internacionais

Texto Anterior: Volks reformulará linhas de montagem
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.