São Paulo, sábado, 22 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Mapplethorpe vem com sexo e Sonia Braga

CELSO FIORAVANTE
DA REPORTAGEM LOCAL

A exposição mais polêmica do ano -a do fotógrafo norte-americano Robert Mapplethorpe- chega a São Paulo em 4 de março enriquecida pelo único retrato de uma personalidade brasileira feito pelo artista: o de Sonia Braga.
O retrato será exposto no MAM-SP, ao lado da mostra internacional itinerante que vem percorrendo o mundo desde 1992.
Segundo Isabella Prata, que organizou a vinda da exposição ao país, ele estará no MAM, mas não como parte da mostra, pois esta é de curadoria de Germano Celant e ele não selecionou a foto da atriz.
Mapplethorpe nasceu em Long Island em 1946. No final dos anos 60, criou seus primeiros trabalhos -colagens e assemblages- inspirado nas imagens de revistas pornográficas. Em 1972, realizou suas primeiras fotografias, com Polaroid. Quatro anos depois, fez sua primeira mostra individual. Morreu em 9 de março de 1989, em Boston, aos 42 anos, com Aids.
Entre os mais de 200 trabalhos de Mapplethorpe, estão incluídos ainda seus nus masculinos e cenas de sexo sadomasoquista. Entra, por exemplo, o auto-retrato de 1978 com roupas sadomasoquistas e um chicote introduzido no ânus, simulando uma cauda.
Também entram "Rosie", retrato de uma menina de 5 anos, sentada, com as pernas abertas e sem calcinha (foto polêmica proibida no ano passado em Londres), e "Cock & Gun" (1982), em que o fotógrafo faz uma relação entre uma arma e um pênis ereto.
A MAM não criará salas exclusivas para as fotografias polêmicas. Colocará apenas um aviso que a mostra é proibida para menores de 16 anos desacompanhados.
A mostra é cronológica e abrange todas as fases da carreira do fotógrafo, como os retratos de estrelas de Hollywood e os arranjos florais do final de sua carreira.
Fica de fora da mostra em São Paulo "Helmut & Brooks" (1978), em que os dois homens praticam "fisting fucking" (prática sexual em que um introduz o punho no ânus do parceiro).

Mostra: "Mapplethorpe" (fotografias, colagens, pinturas e objetos)
Onde: MAM-SP (portão 3 do parque Ibirapuera, tel. 011/549-9688)
Vernissage: 4 de março, às 19h
Quando: até 27 de abril

Próximo Texto: Foi cronista de época
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.