São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente quer superar Deng

DA "REUTER"

O presidente da China, Jiang Zemin, prometeu ontem superar Deng Xiaoping nas reformas pró-capitalistas que o líder morto semana passada introduziu a partir de 1978.
"Nós conduziríamos as tarefas da China ainda melhor e faríamos maiores contribuições à causa da paz, do desenvolvimento e do progresso da humanidade", disse Jiang ontem, três dias depois da morte de Deng.
Ele fez o comentário durante visita do presidente do Cazaquistão, Nursultan Nazarbaiev.
Jiang foi indicado para o cargo pelo próprio Deng e já consolidou sua liderança. Mas analistas acreditam que declarações como essa podem ser causa de instabilidade no futuro, se houver sinais de disputa de poder.
Em um possível sinal de que o Partido Comunista não está totalmente unido, a edição deste mês da revista "Zhongliu" faz críticas veladas a Jiang.
Como a China mantém segredo absoluto sobre articulações políticas, disputas só são conhecidas quando irrompem na mídia, que é controlada pelo governo.

Texto Anterior: Assembléia de Hong Kong faz sua 1ª reunião
Próximo Texto: Autor liga cultura a alianças mundiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.