São Paulo, domingo, 23 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ORIXÁS

Reza a tradição-dos-orixás que toda pessoa, no momento da concepção, é escolhida por um orixá. A melhor maneira de descobrir o seu orixá é no jogo de búzios.
Cada orixá domina um elemento da natureza, tem uma cor e gosta de determinados alimentos. As pessoas "puxam" o temperamento de seus orixás.
Se elas são de Xangô, por exemplo, serão tempestuosas; se forem de Olooogunede, serão temperamentais, e assim por diante. Há mais de 660 orixás, mas nem todos são cultuados no Brasil.
Exu - orixá mensageiro, leva as oferendas aos demais. Cor: marrom ou preto. Ele devora "tudo que a boca come", adora gim, pinga e qualquer bebida alcoólica. Mora nas encruzilhadas e é o "mais humano" dos orixás.
Orunmila - orixá da adivinhação, ajuda o homem a realizar seu destino. Cor: branco. Gosta de sal, bananas, milho e água fresca.
Ogun - deus da agricultura, caçador, descobriu o fogo e a forja e deu de presente aos homens. Cor: azul-escuro. Come milho, cará, raízes, galos e cachorros.
Oxóssi - deus da caça e dos animais. Cor: azul-claro. Gosta de milho verde, raízes e frutas.
Xangô - orixá do raio, fogo, trovão e da Justiça. Cores: vermelho e branco. Gosta de quiabo, carneiro e tartaruga.
Iansã - mulher de Xangô, deusa do rio Niger, preside os ventos e as tempestades. Cor: vermelho ou marrom. Gosta de verduras e legumes vermelhos.
Oxun - deusa da fertilidade feminina, cuida da gravidez e do bebê. Também é a deusa da beleza, é dengosa e doce. Cor: amarelo-ouro. Gosta de mel, comidas do rio, frutas, cerveja.
Omolu ou Obaluaê - seu nome não deve ser pronunciado, pois significa varíola. É o orixá da terra, saúde e doenças. Cores: preto, branco e vermelho. Gosta de dendê, sal, mel, gim e pipoca.
Olooogunede - orixá da caça e da pesca, é filho de Oxun e Oxóssi. Deus da alegria.
Obá - esposa de Xangô, orixá da guerra, mulher valente, decidida. Cor: amarelo. Gosta de frutas, galinhas escuras e cabras.
Iemanjá - deusa das águas do mar, protege as famílias, as crianças e a pesca. Cor: azul-claro, branco e rosa claro.
Nãnã - também chamada Anamburucu. Orixá muito velha, rege a lama, matéria-prima dos homens. É venerável, sábia.
Oxalá - também chamado Orixalá. É o deus mais antigo, aquele que molda e dá vida aos homens. É o pai de todos.

Texto Anterior: A vida sobre a morte
Próximo Texto: Mãe-de-santo paulistana
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.