São Paulo, terça-feira, 25 de fevereiro de 1997
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Shakira faz 'maratona' promocional

PATRICIA DECIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A colombiana Shakira, 20, está seguindo os passos do ex-menudo Ricky Martin para conquistar o mercado brasileiro. Ela chegou ao país para uma maratona de shows, apresentações em programas de televisão e para negociar a entrada de seu principal sucesso, "Donde Estas Corazon", na trilha sonora da novela "Salsa e Merengue".
A cantora, de ascendência libanesa, começou na carreira artística ainda criança, dançando música árabe. Foi descoberta pela Sony aos 13 anos, enquanto cantava à capela num hotel.
No Brasil, chegou junto com a invasão do pop latino, emplacando nas rádios os sucessos dance "Donde Estas Corazon" e "Estoy Aqui".
"Não sou apenas uma cantora de dance music, como o público brasileiro está pensando. Meu trabalho mistura rock, reggae e música romântica. No show, toco gaita e guitarra. Não sou nenhum Joe Sartriani, mas estou aprendendo", afirmou ontem em entrevista coletiva no hotel Maksoud Plaza.
Shakira também diz que não quer ser comparada a uma Alanis Morissette latina -ambas são jovens e cantam sobre dor-de-cotovelo-, como ocorreu em alguns países da América do Sul e Central. "Gosto muito dela, mas nossa música não tem nenhuma semelhança", afirma.
A dor-de-cotovelo, no entanto, é tema recorrente de Shakira, que compõe a maioria de suas canções. "Em geral, não tenho experiências muito dolorosas, mas, nos momentos em que passo por elas, aproveito para escrever canções. 'Te Espero Sentada' foi assim. Que mulher nunca ficou esperando por alguém que marcou com ela e não apareceu?", pergunta.
As histórias dos amigos também viram música. "No primeiro disco, me referia ao amor com uma curiosidade infantil, era idealista, irreal. Agora falo mais de prática do que de teoria, mais cotidiano e vivência, inclusive de outros personagens. 'Donde Estas Corazon' é a experiência de um amigo e foi escrita depois de uma conversa com ele", diz.
Após os shows no Brasil, Shakira segue para os Estados Unidos -onde é sucesso no mercado latino- Portugal e Espanha. "Os mercados norte-americano, brasileiro e europeu ainda são difíceis para a música latina. Mas agora o pop latino está entrando em todos esses países sem passaporte. Me sinto gratificada por fazer sucesso no exterior cantando em minha própria língua", afirma.
Depois dos shows, ela parte para a gravação do próximo disco. "Quero cantar em italiano, muito em breve", diz. Por enquanto, Shakira não cogita gravar nada em inglês. "Um dia gostaria de gravar em inglês, mas ainda não tenho tempo de me dedicar a um trabalho assim."
Para ela, a entrada da música latina no Brasil demorou por causa do estereótipo ainda vigente. "Acham que, porque você é latino, só pode tocar salsa. O folclore é o que ficou conhecido, mas temos bom pop na Colômbia."
Shakira concorda que o sucesso de Martin facilitou sua entrada no mercado brasileiro. Os dois se conheceram no festival de música de Viña del Mar e fizeram uma turnê pela Colômbia anos depois.

Show: Shakira
Quando: dias 3 e 4 de março, às 22h (censura 14 anos)
Onde: Olympia (r. Clélia, 1.517, Lapa, tel. 011/252-6255)
Quanto: R$ 35 a R$ 60

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