São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FHC tenta amenizar diferenças com STF

'Não são atritos pessoais', diz Pertence

ADRIANE GRAU; PAULO SILVA PINTO
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Fernando Henrique Cardoso resolveu tentar amenizar as divergências entre os Poderes Executivo e Judiciário e chamou o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Sepúlveda Pertence, de "inimigo cordial".
Os dois se encontraram anteontem à noite no jantar oferecido por FHC ao presidente da Finlândia, Martti Ahtisaari, no Itamaraty.
Horas antes do jantar, o porta-voz de FHC, Sergio Amaral, defendeu reformas no Poder Judiciário, em resposta à "Carta de Macapá". No documento, divulgado no último domingo, 27 desembargadores criticaram a concentração de poder nas mãos do Executivo.
Desde semana passada, Executivo e Judiciário trocam críticas por conta da decisão do STF de dar aumento de 28,86% a 11 servidores.
"Não são atritos pessoais. Vocês (repórteres) estão perdendo o senso da cordialidade brasileira. Diferenças de opinião não são conflitos pessoais", disse Pertence.
Na chegada ao Itamaraty, FHC cumprimentou o presidente do STF. Os dois trocaram algumas frases e deram risadas.
(AG e PSP)

Texto Anterior: Folha move ação contra PT
Próximo Texto: Polícia caça líderes de sem-terra no Pontal
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.