São Paulo, quarta-feira, 26 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Dengue infesta 65% das cidades de SP

RICARDO FELTRIN
DA REPORTAGEM LOCAL

Pelo menos 65% dos municípios do Estado De São Paulo já estão infestados pelo mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue.
Segundo a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), autarquia subordinada à Secretaria de Estado da Saúde, dos 645 municípios de São Paulo, há infestação em 417.
Segundo Carmen Moreno Glasser, diretora do Departamento de Combate a Vetores (mosquitos transmissores), embora a infestação do Aedes esteja crescendo continuamente, o mesmo não ocorre em relação à doença -a dengue.
"As áreas estão infestadas, mas a doença está sob controle", afirma.
Este ano, segundo dados da Sucen, já foram localizados 11 doentes na capital e 21 na Grande São Paulo. No mesmo período, no ano passado, esses números seriam quase o dobro.
Em 96, o Estado registrou 6.760 casos de dengue, sendo Barretos (438 km de São Paulo) a cidade "campeã", com 1.100 casos.
Causas da infestação
Para Carmen Glasser, 46, são vários os motivos da infestação crescente em São Paulo:
1) Os programas para conter o avanço da expansão do mosquito foram insuficientes desde 85, quando o mosquito se tornou problema de saúde pública.
2) A não-implementação de um programa conjunto entre Estado e município de São Paulo específico para o combate ao mosquito.
3) A grande e variada malha de transportes no Estado e o intenso fluxo de veículos de outros Estados que também têm infestação do mosquito Aedes aegypty.
4) A grande capacidade de sobrevivência dos ovos do Aedes que, segundo Glasser, podem sobreviver "meses" em locais secos.
5) Falta de continuidade de campanhas educativas/publicitárias para conscientizar a população sobre a necessidade de combater os focos do mosquito.
O governador Mário Covas (PSDB) deve criar ainda esta semana a Comissão de Erradicação do Aedes aegypti. Ela terá membros de 14 órgãos e secretarias.
O objetivo, segundo a Sucen, é implantar um plano permanente de combate ao mosquito. Estados como Mato Grosso do Sul já implantaram suas comissões.
A pulverização de possíveis focos do mosquito deverá ser feita pelos municípios, segundo a Sucen.
Em 1993, o município de São Paulo formou comissão de combate ao Aedes, mas ela nunca tomou nenhuma medida efetiva.

Próximo Texto: Conheça a dengue
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.