São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Marcha enfrenta falta de banheiros

Água dos caminhões provoca doenças

LUIS HENRIQUE AMARAL
ENVIADO ESPECIAL A ARARAS

A falta de água em um mercado desativado em Limeira (SP) deixou os 600 sem-terra que participam da Marcha Nacional pela Reforma Agrária, Emprego e Justiça sem banho anteontem à noite. Tinham andado 23 km durante o dia.
A comissão de higiene da marcha teve que solicitar um carro-pipa da prefeitura. Quem quisesse, tinha que tomar banho de caneca.
Apesar do contratempo, a higiene é uma das principais preocupações dos sem-terra. A comissão, formada por dez pessoas, tem entre as suas responsabilidades cuidar do abastecimento de água ao estoque de papel higiênico.
A qualidade da água tem sido o pior problema enfrentado pelos sem-terra até agora. A água dos caminhões-pipa cedidos pelas prefeituras tem provocado disenteria. Para atenuar o problema, um sindicato de Campinas doou 1.500 litros de água mineral.
A comissão de saúde tem distribuído envelopes de soro fisiológico para evitar desidratação. A ordem da comissão de higiene é deixar o local onde passaram totalmente limpo.
Organizar o uso de banheiros também tem dado trabalho. Em Limeira, só havia um banheiro, com um vaso sanitário, para todos os 600 sem-terra.
Durante o trajeto, muitos correm para o mato em volta para urinar. As lideranças insistem para que os sem-terra usem os banheiros dos postos de gasolina, mas eles afirmam que é difícil aguentar.
Cada integrante da marcha tem seu próprio papel higiênico. Pasta de dente e sabonete também são de responsabilidade de cada um. A maior parte escova os dentes depois das refeições e toma banho à noite.
O grupo não teme que acabe os produtos de higiene, porque esperam doações. Após o almoço de ontem, os sem-terra se reuniram para uma reunião disciplinar. Eles foram orientados a não saírem do acampamento para beber. "Pode beber, mas não pode voltar pingaiado", disse um líder.

Texto Anterior: Juiz nega pedido feito pela UDR
Próximo Texto: MST anuncia que voltará a invadir fazenda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.