São Paulo, quinta-feira, 27 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gelo que queima

INÁCIO ARAUJO
DA REDAÇÃO

A TNT faz marketing de emissora familiar e até mesmo corta cenas que qualifica "ousadas" em certos filmes.
Razão a mais para ver como se arranjou Ted Turner com "O Destino Bate à Sua Porta" (9h), versão de 1946.
Lá está Lana Turner, gélida a ponto de queimar, morando num fim de mundo e desfilando seus famosos pulôveres. Ela é, sozinha, uma antologia da "femme fatale", e ninguém se espantará que em dois tempos convença o amante a liquidar o marido.
O filme de Tay Garnett é um dos pontos altos do erotismo no cinema, assim como "A Máscara de Dimitrios" (7h, TNT) é um filme de mistério primoroso.
É tão mais misterioso porque saído das mãos habitualmente chochas de Jean Negulesco. "A Máscara" era um dos filmes preferidos de Jorge Luis Borges, um fã de cinema luminoso.
Problema: nos dois casos, estão anunciadas versões colorizadas, bem como para "Relíquia Macabra", vulgo "O Falcão Maltês" (4h da madrugada de sexta), de John Huston.
Escapa a esse destino apenas "O Rei da Comédia" (21h), de Martin Scorsese, pelo simples fato de ser colorido.
São quatro momentos indispensáveis do cinema. Mostram que a TNT entende sobretudo de filmes antigos e é -apesar das dispensáveis colorizações- o que mais se aproxima, hoje, de uma cinemateca.
(IA)

Texto Anterior: Buemba! Buemba! A CPI do Pato com Laranja!
Próximo Texto: 'Hipermídia' completa um ano com novidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.