São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Próximo Texto | Índice

Aval palaciano; Doce de coco; Picuinha doméstica; Desviando o foco; Assistência permanente; Palavra peemedebista; Guerra de números; Polêmica pública; Dupla remuneração; Conflito anunciado; Lobby ativo; Saia justa; Bloco Malula; Apego ao cargo; Outras prioridades; Visita à Folha

Aval palaciano
FHC mandou escancarar as portas do BC à CPI dos Precatórios. A ordem é atender a todos os pedidos do Senado. Avalia que a comissão não tem mais como voltar atrás. A um interlocutor, disse: "Doa a quem doer".

Doce de coco
Do senador Amin (PPB-SC), sobre sua proposta para que se faça acordo com doleiros que deporão na CPI dos Precatórios: "Quem fez depósito no exterior só abrirá a boca se for para deixar de ser pilantra e virar herói".

Picuinha doméstica
Na sessão secreta de ontem da CPI dos Precatórios, Roberto Requião perguntou se os colegas estavam "amarelando". Levou o troco de Bernardo Cabral: "Você é que está atrasado e não entendeu a discussão".

Desviando o foco
Para esquentar a briga do Executivo com o Judiciário: setores do Planalto acham que a CPI dos Precatórios deve apostar mais no filão dos precatórios concedidos pela Justiça. A maior parte estaria hiperfaturada.

Assistência permanente
FHC se encontrará com Jacques Chirac em todas as cidades que o presidente da França visitar no Brasil, de 11 a 13 de março. Além de Brasília e São Paulo, o francês passará pelo Rio.

Palavra peemedebista
Iris Rezende (GO) diz que não pediu ao líder do PMDB na Câmara, Geddel Vieira Lima (BA), apoio para ser ministro dos Transportes. Geddel confirma. Segundo o líder, foi feita "intriga maldosa" entre os dois.

Guerra de números
Ivan Valente (PT) diz que Serjão e Paulo Renato devem se entender: "O ministro das Comunicações fala que a escolaridade média no Brasil é de 4,8 anos. O da Educação disse em 96, na Câmara, que era de 3,5 anos".

Polêmica pública
Michel Temer deve sugerir ao relator Moreira Franco (PMDB-RJ) que seja feita sessão pública na Câmara para debater a reforma administrativa.

Dupla remuneração
Para estimular a votação das medidas provisórias, uma das propostas em estudo no Senado é criar um jeton extra para os parlamentares que participarem das reuniões do Congresso. Há grande chance de passar.

Conflito anunciado
Tem data marcada o confronto de ACM com o MST: 17 de abril, dia previsto para o final da marcha dos sem-terra, em Brasília. O presidente do Senado já decidiu que não vai permitir acampamentos na frente do Congresso.

Lobby ativo
Os consórcios que participam das privatizações paulistas cobram de Covas reação à decisão do TCE de manter a impugnação do edital das rodovias Anhanguera e Bandeirantes. Acham que o governador ficou quieto.

Saia justa
FHC topa a indicação de Sarney para a Comissão de Relações Exteriores do Senado. Só não vai interferir para não se desgastar mais com os tucanos, que se julgam sempre preteridos.

Bloco Malula
A aliança da esquerda com o PPB contra a reeleição vai ressurgir no Senado. São da oposição os 11 primeiros votos que Lucídio Portela (PPB-PI) espera para a emenda que tira governadores e prefeitos da emenda.

Apego ao cargo
A estratégia do PFL para segurar Benito Gama na liderança no governo é personalizar a guerra com José Aníbal, líder do PSDB. Um pefelista acha que Benito errou ao forçar o bate-boca, mas que, agora, não há como recuar.

Outras prioridades
A Comissão da Reforma Política do Senado aprovou sem alarde o voto distrital misto. Agora, a proposta volta para a geladeira.

Visita à Folha
O presidente do Jockey Club de São Paulo, José Antonio Pamplona de Andrade, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado do diretor Vicente Renato Paolillo e do assessor de imprensa, Arnaldo Lacombe.

TIROTEIO
De Marcelo Deda (PT-SE), sobre a reconciliação do ministro Sérgio Motta com o PSDB:
- Os pefelistas gostam de elogios, mas se alimentam de poder. Os tucanos gostam de poder, mas são mantidos numa rigorosa dieta de elogios.

E-mail: painel@uol.com.br

Próximo Texto: Desejo incontrolável
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.