São Paulo, sexta-feira, 28 de fevereiro de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Babyface é o grande vencedor do Grammy

CLÁUDIA TREVISAN
DE NOVA YORK

O produtor, cantor e compositor Kennedy "Babyface" Edmonds foi o grande vencedor da 39ª edição do Grammy, seguido de perto por Eric Clapton, Celine Dion, Sheryl Crow, Fugees e Beck.
A cerimônia aconteceu anteontem no Madison Square Garden, em Nova York.
Babyface ganhou três Grammy, o equivalente musical do Oscar. "Exhale (Shoop Shoop)", que ele compôs, foi escolhida a melhor canção de R&B do ano.
Mas foi o Babyface produtor que prevaleceu. Ele dividiu o prêmio de melhor single do ano com Eric Clapton por "Change the World". Também ganhou o prêmio de produtor do ano.
Além disso, "You're Makin'Me High", produzida por Babyface, deu o prêmio de melhor cantora de R&B para Toni Braxton.
"Change the World" também ganhou o Grammy de canção do ano, dado aos compositores Gordon Kennedy, Wayne Kirkpatrick e Tommy Sims.
As músicas românticas dominaram a noite. Celine Dion ganhou na categoria álbum do ano com "Falling Into You", que também foi escolhido o melhor álbum pop.
"Falling Into You" bateu recorde de vendas em 1996, com 8 milhões de cópias comercializadas.
A banda Smashing Pumpkins, que havia recebido o segundo maior número de indicações (7), ganhou na categoria melhor performance em rock pesado, com "Bullet with Butterfly Wings".
LeAnn Rimes, 14, foi escolhida a melhor nova artista e melhor cantora de música country.
Os Beatles venceram na categoria melhor performance vocal por dueto ou grupo com "Free As a Bird". A música foi gravada pelos Beatles remanescentes a partir uma fita demo deixada por John Lennon. "Free As a Bird" também ganhou na categoria de melhor clipe (prêmio ao diretor).
Bruce Springsteen
Tony Bennett ganhou o prêmio de melhor cantor de pop tradicional com "Here's to the Ladies". "The Ghost of Tom Joad", de Bruce Springsteen, foi o melhor álbum folk contemporâneo.
O Grammy é dividido em 89 categorias agrupadas em 27 áreas (rock, R&B, jazz etc.). Concorrem as músicas lançadas entre 1º de outubro de 95 e 30 de setembro de 96.
A primeira-dama dos Estados Unidos, Hillary Clinton, foi premiada na categoria melhor álbum não-musical, pela narração de seu livro "It Takes a Village". "Arte não é um luxo, mas uma necessidade", disse a primeira-dama.
Cassandra Wilson ganhou o Grammy de melhor vocalista de jazz por "New Moon Daughter".
Enrique Iglesias foi escolhido o melhor cantor de pop latino com o álbum que leva o seu nome.

Texto Anterior: Promotor sustenta acusação contra Zé Celso
Próximo Texto: Os vencedores da noite
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.