São Paulo, segunda-feira, 3 de março de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIA demite informantes

The Washington Post
de Washington

DO "THE WASHINGTON POST"

O jornal informa que a CIA, a Agência Central de Inteligência norte-americana, dispensou os serviços de mais de mil informantes secretos em todo o mundo desde 1995.
Além dos agentes considerados improdutivos, o maior número de demitidos pela CIA é de informantes suspeitos de desrespeitar direitos humanos na América Latina, no Oriente Médio e na Ásia durante os anos 80 e 90.
Segundo fontes da administração norte-americana, as demissões tiveram origem numa pequena revisão dos informantes da América Latina, feita em 1994, que revelou numerosas provas de que a CIA empregava estrangeiros envolvidos em abusos de direitos humanos.
Cerca de 50% dos agentes latino-americanos demitidos perderam o trabalho por essa causa. O número de agentes dispensados aproxima-se de 30% do total de informantes.

Texto Anterior: Elizabeth Taylor é internada nos EUA
Próximo Texto: Lady Di vai ser indenizada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.